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Marcolino, Mena; Meneguetti, Marcela. Avaliação do mobiliário escolar em ambiente acadêmico. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 7., 2009, Maringá. Anais... Maringá, 2009.
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Resumo

Este estudo de caso é parte de uma pesquisa que investiga a problemática adaptação dos alunos aos mobiliários escolares com medidas fixas devido à padronização adotada e as diferenças antropométricas existentes entre a população presente nas salas de aula de uma instituição pública de ensino superior na cidade de Maringá-Pr. A avaliação dos mobiliários escolares é importante, pois as atitudes escolares podem resultar em problemas de saúde com conseqüências nas atividades laborais do adulto e no desempenho escolar com impactos negativos na sociedade como um todo. Nesta pesquisa são analisados o processo de provisão do mobiliário pesquisado e os modelos de conjuntos mesa e cadeira usados para uma população com estatura entre 1480 mm e 1970 mm. Ascomparações das medidas das amostras com as dimensões normatizadas pela Norma Brasileira NBR 14006/2003 permitem concluir que os mobiliários não atendem aos dimensionamentos mínimos e que são inadequados para as faixas de estatura da população, tal que possam surgir nos alunos patologias decorrentes de posturas inadequadas e comprometimento das atividades acadêmicas.
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