Mais informações

Silveira, Aline et al. Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem. O caso da oficina de sistemas de espaços livres, em Maringá - PR. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 7., 2009, Maringá. Anais... Maringá, 2009.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho aborda práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior a partir da avaliação dos resultados da experiência levada a cabo durante a oficina Sistema de Espaços Livre de Maringá, que reuniu um grupo de pesquisadores, professores e alunos de graduação e de pós-graduação. O resultado desta oficina foi um conteúdo construído coletivamente, de modo menos tradicional se comparado às práticas mais comuns da sala de aula. Assim, a proposta possibilitou que se experimentassem atividades que se aproximaram de novas práticas de ensino-aprendizagem. Entre as particularidades vivenciadas, puderam ser percebidas posturas pedagógicas que se vinculavam a práticas inovadoras, destacando-se, entre elas, a ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender, a reconfiguração dos saberes, a reorganização da relação teoria-prática, o protagonismo, a mediação entre as subjetividades dos envolvidos e o conhecimento, a forma de lidar com o erro e a reconfiguração do tempo e do espaço da aprendizagem. O reconhecimento de que a proposta produzia rupturas com as formas tradicionais de ensinar e aprender possibilitou a compreensão dos resultados altamente positivos desta experiência pedagógica. A reflexão sobre os seus resultados permitiu que se evidenciassem características que possibilitam aplicá-la em outras oportunidades e, até mesmo, em sala de aula.
-