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Goulart, Mariana; Barbosa, Leonardo; SILVA, Ricardo Ricardo. A aproximação entre arquitetura e educação nas escolas de tempo integral no Brasil: o caso do CIEP, CIAC e CEU. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 7., 2009, Maringá. Anais... Maringá, 2009.
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Resumo

Para que os projetos pedagógicos das escolas de tempo integral possam ser colocados em prática na sua plenitude é necessário que ocorra a interação entre os arquitetos e pedagogos. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar os principais aspectos do discurso pedagógico das escolas de tempo integral no Brasil e observar como ocorre a aproximação com a arquitetura de seus edifícios. Seus objetivos específicos pretendem: melhor compreender a história da arquitetura escolar no Brasil, identificando as propostas de ensino que inspiraram a formação dos sistemas pedagógicos do CIEP – Centro Integrado de Educação Pública, CIAC – Centro Integral de Atendimento às Crianças e Adolescentes, e CEU – Centro de Educação Unificado; analisar o projeto pedagógico e arquitetônico e suas relações com os três estudos de caso citados; e discorrer acerca dos motivos que levaram ao abandono e insucesso desses modelos. A metodologia adotada consiste inicialmente na revisão da literatura sobre os modelos escolares propostos no Brasil, com base em referências publicadas sobre a integração entre arquitetura e sistemas pedagógicos; visitas in loco com levantamento fotográfico; e análise das informações coletadas, identificando as particularidades dos projetos e propostas de ensino, as questões comuns entre eles e os aspectos do discurso pedagógico que se refletem na arquitetura do edifício. Os resultados indicam a origem destas ações na ideia da escola-parque desenvolvida por Anísio Teixeira, pioneira ao estabelecer o encontro da pedagogia com a arquitetura, e que foi revivida nos três projetos analisados. O insucesso dessas escolas tem origem não na qualidade de sua arquitetura, mas por fatores de descontinuidade política e pelo forte caráter partidário que estas obras absorveram.
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