Mais informações

TRAMONTANO, Marcelo; Pratschke, Anja; MARCHETTI, Marcos. Um toque de imaterialidade : o impacto das novas mídias no projeto do espaço doméstico. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PSICOLOGIA E PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRN, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Com arquivo PDF disponíveis: 3)
Citações: 3
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Os escassos estudos sobre os supostos impactos causados pela entrada das novas mídias no espaço doméstico costumam mesclar, indistintamente, situação atual e tendências futuras, superestimando estes impactos, e atribuindo à casa contemporânea características que ainda se situam em um futuro mais ou menos próximo. É verdade que os modos de vida tem sido alterados também pela possibilidade de se receber informações sobre outras culturas e hábitos, produto de uma combinação entre deslocamentos concretos e deslocamentos virtuais, e que estas alterações se acentuam a partir do atual aumento do fluxo de informações. O presente artigo pretende analisar mais atentamente o interior desta habitação contemporânea urbana, ocidentalizada, sob influência cultural metropolitana, no sentido de esclarecer as principais componentes deste processo. Basicamente, as alterações neste universo parecem limitar-se a quatro níveis principais: 1. A relação entre os membros do grupo familiar; 2. A relação entre membros do grupo e as novas mídias; 3. A relação entre membros do grupo e pessoas extra-grupo; 4. A alteração da função dos cômodos, definida pela introdução de equipamentos de telecomunicação. Já o discurso sobre a imaterialidade da habitação e suas conseqüências situa-se ainda no terreno das tendências, que incluem uma interatividade ainda maior, ligada a estratégias de marketing, e supõe experiências de imersão total em ambientes virtuais. A partir destas reflexões, alguns aspectos considerados importantes para a concepção do projeto da habitação contemporânea são explicitados na segunda parte do artigo.

Abstract

The few studies on the supposed impacts caused by the entrance of the new media within the domestic space use to mix, faintly, both current situation and future tendencies, overestimating these impacts, and attributing to the contemporary house some characteristics still located in a more or less far future. It is true that the ways of living have been altered also by the possibility of receiving information about other peoples' culture and habits, which is a product of the combination between both concrete and virtual displacements. It is also true that such alterations are increased by the current improvement of the information flow. The present article wants to analyze the interior of this urban-, contemporary-, occidentalized house, situated under metropolitan cultural influence, in order to clarify the main components of this process. Basically, the changes in this universe seem to be limited to four main levels: 1. The relationship among the members of the family group; 2. The relationship between members of the group and the new media; 3. The relationship between members of the group and people extra-group; 4. The alteration of the rooms function, defined by the introduction of telecommunication equipments. On the other hand, the discourse about the house's immateriality and its consequences is still situated in the domain of trends, which include a huger interactivity, linked to marketing strategies, and it supposes experiences of total immersion in virtual environments. Starting from these reflexions, some aspects considered important for the contemporary house architectural design are mentionned at the second part of the paper.
-