Mais informações

SOUSA, Carolina Ribas De et al. A comunicação no processo de projeto em escritórios de arquitetura de pequeno porte em Curitiba. Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, 2009, São Carlos, Brasil.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Proposta: analisar o processo de comunicação no desenvolvimento de projetos em escritórios de arquitetura de pequeno porte, baseada na percepção dos arquitetos que cursaram a disciplina de gerenciamento de projetos no Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Universidade Federal do Paraná. Método de pesquisa / Abordagens: revisão bibliográfica e quatro estudos de caso em escritórios de arquitetura de pequeno porte. Resultados: embora as entrevistadas tenham conhecimento sobre o gerenciamento de projeto, percebeu-se que esse conhecimento não é aplicado no desenvolvimento dos projetos e os instrumentos de comunicação mais utilizados são informais. A falta de um plano de comunicação é uma barreira na comunicação, na medida em que o plano determina as informações e formas de registro e processamento que deverão ser utilizadas em cada etapa do projeto. Contribuições / Originalidade: investigação de como ocorre o processo de comunicação de acordo com a visão dos agentes do processo de projeto no escritório de arquitetura.

Abstract

Proposal: analyze the process of communication in development of projects in small architecture offices , based on the perception of architects who studied the discipline of Project Management in the Graduate Program in Construction, at Federal University of Paraná. Methods: a literature review and four cases studies in small architecture offices. Findings: although all interviewees have some knowledge about project management, they do not apply this to develop their projects, the communication instruments used in most offices are informal like telephone and brief conversations. The lack of a communication plan is as a barrier in communication during the project, since the plan provides the information and forms for registration and processing to be used at each stage of the project. Originality/value: research on how communication process occurs in accordance with the vision of the project´s stakeholders in the office of architecture.
-