Mais informações

OLIVEIRA, Marina Rodrigues De; FABRÍCIO, Marcio Minto. A prototipagem rápida no ensino de projeto de arquitetura. Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, 2009, São Carlos, Brasil.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 23 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 129
Índice h: 6  
Co-autores: 166

Resumo

Proposta: Discutir o uso de protótipos no processo de projeto através do acompanhamento de trabalhos desenvolvidos por alunos do quarto e quinto ano de Arquitetura em instituições de ensino em Londres e Lisboa. Método de pesquisa/Abordagens: Através de um estudo exploratório serão apresentados projetos de alunos desenvolvidos com o auxílio do de novas tecnologias como uso de programas paramétricos e prototipagem rápida. A partir do acompanhamento do uso dessas ferramentas avaliam-se as potencialidades para o ensino de projeto e exploração formal. Resultados: espera-se identificar mudanças no desenvolvimento de projeto com o uso de modelagem virtual e física. Contribuições/Originalidade: Este trabalho contribui para criação de um cenário do ensino de projeto auxiliado por prototipagem rápida no exterior, colaborando para uma reflexão no uso dessas ferramentas no ensino de projeto no Brasil.

Abstract

Proposal: discuss the use of prototypes in design process through the work developed by students in fourth and fifth years at Architecture Schools in London and Lisbon. Methods: Through an exploratory study, the student’s projects, developed with new technologies - such as parametric programs and rapid prototyping - will be presented. Following the use of these tools, it will evaluate the potential for the design teaching and formal exploration. Findings: is expected to identify changes at design development aided by physical and virtual models. Contributions / Originality: This work contributes to creating a educational scenario of design assisted by rapid prototyping abroad, contributing to a reflection on the use of these tools in design teaching in Brazil.
-