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França, Ana J. G. Limongi; ORNSTEIN, Sheila. Impactos da tecnologia da informação (TI) em ambientes escolares: o caso de três escolas públicas situadas na região metropolitana de São Paulo. Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, 2009, São Carlos, Brasil.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 29 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 170
Índice h: 7  
Co-autores: 324

Resumo

Proposta: Os efeitos do desenvolvimento tecnológico nas relações entre o usuário e os ambientes destinados ao ensino nem sempre são considerados durante as fases de planejamento, projeto e construção, podendo causar a obsolescência precoce destas edificações. Este artigo avalia três edifícios escolares públicos, localizados no Estado de São Paulo, frente às necessidades impostas pela absorção da Tecnologia da Informação (TI) no sistema de ensino. Método de pesquisa/Abordagens: Por meio de métodos e técnicas de Avaliação Pós-Ocupação (APO) aplicados a três escolas cujas tipologias construtivas são condizentes com as diretrizes adotadas atualmente pela rede estadual e estudos de caso de pesquisa de mestrado em curso na FAUUSP, pretende-se avaliar a adaptabilidade das escolas públicas estaduais, quanto à incorporação da TI. Resultados: Com base em resultados da APO, foi possível notar a limitada flexibilidade dos ambientes, bem como as instalações insuficientes para a incorporação efetiva da TI ao ensino. Além disso, apresentou-se uma importante defasagem entre as condições dos edifícios estudados e a abordagem dos programas internacionais para a incorporação da TI ao ambiente escolar. Contribuições/Originalidade: As avaliações elaboradas nos edifícios escolares do Estado de São Paulo, até então, não apresentam, como foco de estudo, as condições de uso de ambientes de ensino, em função das novas demandas geradas pela incorporação da tecnologia de informação. Além de discutir esta questão, este estudo pode permitir a alimentação de um banco de dados que propicie a revisão de projetos de edifícios escolares futuros.

Abstract

Proposal: The lack of considering the effects of the impact of Technological Information (TI) during the facility planning may cause the early obsolescence of educational facilities. This study discusses the impacts of technology on the built environment and its importance as a goal since the early stages of the architectural design. Methods: The Post-Occupancy Evaluation (POE) methods included physical measurements, walkthroughs, behavioral maps, user interviews, focus groups and surveys questionnaires, in order to discuss the relationship between TI and the learning environments at three São Paulo Public schools. Findings: The POE carried out on three school buildings revealed the deficiencies of educational facilities, concerning TI as a tool for learning and instructional issues. Originality/value: The research explores the impact of TI at São Paulo public educational facilities through POE methods, in order to feedback future facilities planning and reforming goals.
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