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Caixeta, Michele Caroline Bueno Ferrari; Lukiantchuki, Marieli Azoia. Avaliação pós-ocupação em creche: uma abordagem sobre os instrumentos de avaliação utilizados. Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, 2009, São Carlos, Brasil.
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Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 10
Índice h: 2  
Co-autores: 14

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Resumo

Este artigo apresenta o relatório final de uma Avaliação Pós-Ocupação (APO) numa Creche, realizado durante a disciplina “Avaliação Pós-Ocupação no contexto de gestão de projeto” ministrada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos. O objetivo deste trabalho é avaliar diferentes instrumentos da APO, testando a eficiência de cada método, a fim de apontar as dificuldades encontradas. Para isso, foi realizado primeiramente a avaliação dos especialistas através de entrevista com profissionais relacionados ao projeto da creche, projeto “as built”, vistoria técnica e walkthrough. Em seguida, realizou-se a aferição da satisfação dos usuários através de entrevista com pessoas-chave, grupo focal com professores, workshop de desenhos para as crianças maiores de quatro anos e mapa comportamental com as crianças menores de quatro anos. Com os resultados encontradas, foi possível avaliar as potencialidades e as limitações encontradas nos instrumentos da APO, além da possibilidade de estender este estudo em edifícios semelhantes, buscando melhorar os projetos arquitetônicos e a qualidade de vida dos usuários.

Abstract

This article is based on finals results of a Post-Occupancy Evaluation (POE) in a pre-school building. This evaluation was made during the course “Post-Occupancy Evaluation in the context of project management” at Architecture and Urbanism Department of Engineering School of São Carlos. This research aims the evaluation of the POE different assessment methods, testing the performance of each one, in order to indicate the difficulties found. In order to accomplished first the specialist’s evaluation through interview with professionals related to pre-school building’s project, “as built” project, technique inspection and walkthrough. After that, accomplished measurement of user’s satisfaction through interview with important people, group interaction approach with teachers, drawing workshop for children older than four years and direct observation of children younger than four years. The results evaluated the potentialities and limitations in POE assessment methods, besides the possibility of extend this study for same building, improving the architectural design and the life quality of users.
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