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JAGLBAUER, Vivien; MELHADO, Silvio Burrattino; LIMA, José Renato B. Análise da gestão da qualidade em um pequeno escritório de arquitetura. VI Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projetos na Construção de Edifícios, 2006, São Paulo, Brasil.
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Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Resumo

Desde os anos 90 os escritórios de arquitetura da cidade de São Paulo vem se preocupando em implementar programas de gestão da qualidade em busca de profissionalização, organização interna, eficiência produtiva e marketing. Os sistemas de gestão da qualidade nesses escritórios é hoje uma realidade. Os diretores-presidentes não estão mais tão céticos quanto ao retorno de se investir em processos de qualidade quanto estavam no início e já apontam resultados positivos, tais como ganho de eficiência produtiva e organização interna, após a implementação. Esse trabalho tem como intuito averiguar a gestão de qualidade, informal, em um escritório de arquitetura de pequeno porte, situado na cidade de São Paulo, comparando-o com a situação ideal citada pelas bibliografias e estudos a respeito do assunto. O estudo cita as principais qualidades e deficiências encontradas nesse escritório e coloca em relevo o que deve ser feito para uma melhor gestão do escritório em questão e qual deve ser a postura frente aos novos clientes e a concorrência que se torna mais competitiva a cada dia.

Abstract

Since the nineties architectural design firms of the city of São Paulo is concerned about implementing quality management programs looking for professionalization, internal organization, productive efficiency and marketing. Quality management systems are today a reality in those offices. The director-presidents are not so skeptical to the return of investing in quality systems as they were in the beginning and they already point positive results, such as, win of productive efficiency and internal organization after the implementation. This paper wants to discover the informal quality management system in an small architectural office, located in the city of São Paulo, comparing it with the ideal situation mentioned by the bibliographies and studies regarding the subject. The study mentions the main qualities and deficiencies found at that office and highlight what should be done for a better quality management of the office in subject and which should be the posture front to the new customers and the competitors that becomes more aggressive every day.
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