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COSTA, Eugênio Bastos Da; SANTOS, Adriana de Oliveira. Programas de humanização na construção civil em Maceió. VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2011, Belém, PA.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 11
Índice h: 2  
Co-autores: 18

Resumo

A crescente competitividade e crescimento da construção civil exigem mão-de-obra operária qualificada. A escassez dessa mão-de-obra leva as empresas da construção a qualificar seus próprios colaboradores. Porém apenas a abertura de vagas para capacitação, sem o acompanhamento dos colaboradores, pode comprometer as metas estabelecidas. O trabalho tem como objetivo identificar os elementos necessários para qualificação profissional dos colaboradores da construção civil. O estudo foi realizado na cidade de Maceió/AL. Foram realizadas entrevistas com um coordenador assistente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), engenheiros, especialista em recursos humanos (RH), especialista em psicologia, atuantes na construção civil. Os colaboradores precisam ser motivados, conscientizados da necessidade de alfabetização e qualificação, ainda, necessitam de auxílio para matrícula e acompanhamento para contorno das dificuldades ao longo do curso. Os elementos para qualificação dos operários seriam: programas de humanização, como base suporte para acompanhamento dos colaboradores; empresas/gerentes, como apoio financeiro; e convênios, sindicatos e associações do setor em parceria com secretarias de educação e empresas especializadas em capacitação (ex. SENAI), os convênios viabilizam os cursos para os colaboradores. O programa de humanização, a empresa/gerente e os convênios, podem ser dispostos por hierarquia de importância e prioridade, sendo visualizados como uma pirâmide de necessidades no processo de qualificação profissional.

Abstract

The increasing competitiveness and growth in construction require qualified manpower workers. The shortage of this manpower forces the construction companies to train their staff. However, only the opening of spaces/places for training, without the accompaniment of the employees, may jeopardise the goals of the conventions. The work aims to identify the necessary elements for the professional qualification of construction employees. The study was carried out in Maceio, AL. Interviews were conducted with the assistant coordinator of the National Service of Industrial Learning (SENAI), engineers, an expert in Human Resources (HR), and an expert in psychology, both working in the area of construction. Employees need to be motivated, made aware of the need for literacy and qualification, and also need help in registration and given attention to outline the difficulties throughout the course. The elements for the qualification of the workers would be: Humanization Programs such as support for basic monitoring of employees; Companies/ Managers, as financial support; and Covenants, unions and industry associations in partnership with education departments and companies that specialize in training (e.g. SENAI), covenants permit courses for the employees. The Humanization Program, the Company/Manager and Covenants may be arranged by rank of importance and priority, being viewed as a pyramid of needs in the process of professional qualification.
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