Mais informações

KOWALTOWSKI, D. C. C. K. et al. Divulgação do conhecimento de conforto ambiental. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE O CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3., 2001, São Pedro. Anais... São Pedro: ANTAC, 2001.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 5

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho apresenta o material didático desenvolvido para a divulgação do conhecimento em conforto ambiental. Foram criados dois manuais dirigidos principalmente para o ensino fundamental. O primeiro é um manual didático que apresenta os conceitos do conforto ambiental nos seus aspectos térmico, acústico, visual, de funcionalidade e segurança física. O segundo manual, com instruções para o professor, indica maneiras mais eficientes para a abordagem desses conceitos na sala de aula. O formato e o conteúdo dos manuais tem como princípio o emprego de linguagem apropriada para a faixa etária a que se destina e inclui ilustrações que associadas ao roteiro conduzem para um manuseio lúdico e participativo. Os manuais foram testados com crianças de várias salas de aula do ensino fundamental e os resultados demonstraram a real possibilidade de aprendizado do material didático apresentado sobre conforto ambiental.

Abstract

This paper presents two small booklets, developed for teaching environmental comfort on the primary level. The teaching material presents concepts and practices of environmental comfort and its thermal, acoustic, visual, functional and safety aspects. A booklet specifically for teachers was also created to give instruction on how to approach the teaching of such new concepts in the classroom. The booklets use an appropriate language for the age group they are intended for and include illustrations and play activities. The teaching material was tested in the classroom and showed that a real possibility exists in transmitting environmental comfort knowledge at the primary level.
-