Mais informações

Gouveia, A. P. S.; HARRIS, A. L. N. C.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Analogia e abstração no ensino do projeto em arquitetura. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 4., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEG, 2001.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O trabalho aborda duas etapas da disciplina do segundo semestre de 2000 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp - "Teoria e Projeto II: Processo Criativo" - nas quais destacam-se a Analogia e a Abstração no processo de criação. A problemática metodológica constitui-se em criar, representar e simular o ambiente construído segundo níveis de abstração diferentes em cada fase do curso, nas quais percepção, cognição, memória, reflexão, intuição e linguagem são articuladas. A analogia, que para os alunos iniciantes está mais próxima do procedimento mimético de configurar imagens, é colocada como uma forma de abstrair determinadas características da obra estudada. O respectivo exercício baseou-se na pesquisa e análise da arte pictorial, para a criação de ambientes que expressassem sua essência: relações formais de composição a outras mais complexas que envolvem sentido e significado para o ser humano no âmbito social, histórico, comportamental e emocional. O exercício final conjuga os conceitos abordados durante o primeiro e segundo semestre se refere a um projeto arquitetônico com local e programas de necessidades definidos, cujo tema é Espaço Lúdico. Neste, a analogia se dá de forma a elaborar contextos pictóricos, formais e espaciais de acordo com o tema escolhido pelos alunos, além de apresentarem-se muito motivados, desenvolveram as capacidades de crítica e auto-crítica; os sensos de cooperativismo, bem como as noções de espaço tridimensional e suas interferências sensoriais.

Abstract

This paper describes two stages of a teaching experience, given in the year 2000 in the discipline entitled "Theory and Project II: creative process" of the Architecture Course at the University of Campinas in são Paulo Brazil, UNICAMP. In this course Analogy and Abtraction are seen as a fundamental parameters for the understanding of the designcreation process. The problem posed was thw creation, representation and simulation of a built environment according to different levels of abstraction in each of the course's phases in which perception, cognition, memory, reflection, intuition and language are articulated. Analogy, which for freshmen is closer to mimetic procedures of image portraying, is described as a way of abstracting certain characteristics of the design study. The respective exercise was based on the analysis of pictorial art, paintings and drawings used to create later spaces that express their essence: formal composition relations which embrace sense and meaning for people in a social, historical, behavioral and emotional context. Concepts used in exercises developed in the first and second semester were applied in the final project, an architectural design project with defined place and program and whose theme is A Space for Play. In this final exercice, analogy occurs as a pictorial, formal and spatial context according to the theme chosen by the students. The results of this experience showed that the students, besides being highly motivated, ethics and professional responsibility as well as good notions on the elements of tridimensional spaces and its sensorial interference.
-