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HIROTA, Ercília Hitomi. Desenvolvimento de competências para a introdução de inovações gerenciais na construção através da aprendizagem na ação. Orientação de Carlos Torres Formoso.217p. Tese (Pós-graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Porto Alegre,2001.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: 6
Índice h: 2  
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Resumo

Este estudo tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências gerenciais necessárias à implementação dos conceitos e princípios da Produção Enxuta na Construção, partindo da premissa de que esta implementação implica mudança do paradigma gerencial predominante no setor. A estratégia de pesquisa adotada neste estudo consistiu no desenvolvimento de estudos exploratórios em dois ciclos de aprendizagem que levaram ao desenvolvimento do estudo empírico final, através de pesquisa-ação. O primeiro ciclo consistiu em um estudo sobre métodos de ensino para formação gerencial, cujos resultados conduziram a uma mudança de foco para o processo de aprendizagem com o uso da Aprendizagem na Ação. No segundo ciclo, foram desenvolvidos estudos exploratórios sobre a abordagem da Aprendizagem na Ação e o uso de Mapas Conceituais para negociação de significados dos conceitos da Produção Enxuta, visando o planejamento da pesquisa-ação e preparação de instrumentos de coleta e análise de dados. Para este estudo empírico final foi constituído um grupo, composto por gerentes de produção de empresas construtoras de pequeno e médio porte, com o uso da Aprendizagem na Ação. Os dados coletados foram analisados através de Análise de Consteúdo, sendo que os resultados obtidos permitiram a identificação de barreiras de origem cultural para a disseminação dos conceitos e princípios da Produção Enxuta na Construção. Além disso, o estudo resultou em contribuições conceituais para a construção de uma teoria sobre a Aprendizagem na Ação: perfil dos membros do grupo, condução do processo pelo facilitador e indução à mudança de atitudes através da reflexão na ação e nos significados dos conceitos utilizados na análsie e resolução de problemas.

Abstract

This study is concerned with the development of management competencies for the implementation of the Lean Production concepts and principles in Construction. It assumes that this implementation implies the need for changing the dominant managerial paradigm in the Construction Industry.The development of a series of exploratory studies was the research strategy adopted. These studies comprised two learning cycles which resulted in the development of an action research in the final empirical study. The first cycle consisted of an examination of teaching methods for construction management education. The results from this study led to a shift on the research focus, from teaching methods to the learning process in Action Learning sets. In the second learning cycle a number of exploratory studies were developed on the Action Learning approach as well as on the use of Conceptual Maps for the negotiation of the meanings of Lean Production concepts. The main objective of this second cycle was to plan both the strategies and data collection tools for the final study. The action research study consisted of the operation of an Action Learning set, formed by four construction managers from small and medium sized building companies. The transcripts of set meetings were the main source for data analysis, which was performed with the use of the Content Analysis technique. The results from this Action Learning set indicated some cultural barriers for the application of Lean Production concepts and principles in the Construction context. Besides, this study produced some theoretical contributions to the Action Learning approach: set members profile, set adviser's strategies, and the use of induction for changing managers' attitudes through reflection in action as well as in meanings connected to the concepts used on their problem solving processes.
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