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Souza e Silva, Maria deFátima et al. Sistema de produção puxado e sistema de produção empurrado: simulação através de jogo didátivo de montagem de canetas, associando idéias e conceitos ao ambiente da construção civil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Número de Trabalhos: 17 (Com arquivo PDF disponíveis: 15)
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Resumo

Vários jogos são utilizados na simulação de situações reais em cursos de engenharia civil e de produção, propondo-se ir além dos currículos tradicionais de aprendizagem, possibilitando a sistematização dos conceitos mais rapidamente e com melhores resultados. Desta forma, aplicou-se o jogo para a produção de canetas coloridas em sistema de produção puxado e em sistema de produção empurrado para profissionais de engenharia participantes de programas de pós-graduação. Os profissionais produziram 60 canetas, com três variedades de cores, através de várias simulações com diferentes estratégias, buscando questionar atitudes referentes à definição de lotes de produção, administração de estoques, seqüenciamento das operações, distribuição de equipes e layout do posto de trabalho. Por fim, são analisados os princípios da Lean Construction contemplados pelo jogo, bem como é realizada a associação das idéias e dos conceitos experimentados com a realidade dos canteiros de obras. Conclui-se que o sistema puxado tem melhor resultado por imobilizar menos capital, porém seu planejamento tem que ser preciso podendo exigir mais tempo nesta etapa, prevendo os gargalos e controlando os estoques, para atender às necessidades variáveis dos clientes, mantendo-se assim competitivo.

Abstract

Games have been used with the aim to simulate the reality and improve the learning process in engineering courses. A game which consisted in assembling coloured pens was applied to identify the characteristics and needs of the both production systems, the pull and the push. The post-graduated students simulated the assembly of 60 pens with different colours and the production strategies adopted were analysed concerning the definition of the batch size, the inventory management, the sequence of the tasks and its distributions to the assemblers and the lay out of the work stations. The students concluded that although the pull production system has more advantages, the planning process must be much more aware of the bottlenecks in the production process and the resources shortage in order to attend to the variations of the customers needs. Finally, it was also analysed which lean production principles arise during the game and how to correlate them with the site environment.
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