Mais informações

SANTOS, Débora deGóis et al. Índices de produtividade: determinação de intervalos a partir de dados disponíveis na literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 17 (Com arquivo PDF disponíveis: 15)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Os trabalhos acadêmicos relacionados à produtividade na construção civil brasileira iniciaram-se na década de 60. Entretanto, ainda há dificuldade em se definir com segurança um intervalo de variação, ainda que seja de produtividade global para uma determinada tipologia de edificação. Embora seja aceitável o fato de que a grande quantidade de fatores que afetam a produtividade acarrete uma variação nos índices de consumo de mão de obra, os intervalos encontrados a partir de vários trabalhos científicos são bastante dilatados, dificultando sua utilização para fins gerenciais. Com o objetivo de chamar a atenção para este fato e apontar algumas sugestões para trabalhos futuros, efetuou-se um levantamento de cerca de 70 publicações da literatura nacional e buscou-se organizar os dados de forma a estabelecer um intervalo de variação para os valores de produtividade de 24 serviços. Ao extrair os resultados de produtividade de cada trabalho, houve a preocupação de explicitar uma série de considerações relacionadas às condições de obtenção dos dados e ao cálculo da produtividade, de modo a permitir comparações dos valores registrados. O trabalho conclui apresentando uma tabela com valores mínimos, médios e máximos de produtividade para os 24 serviços e relatando as principais dificuldades enfrentadas ao se buscar estabelecer este intervalo. Ao final são relacionadas as informações que devem acompanhar os resultados para que seja possível trabalhar com intervalos de variações menores.

Abstract

Much research has been made into productivity since 1960 in Brazil, but it is not possible to securely define a narrow interval of the productivity variation at the Brazilians sites, even to the global productivity of a specific building typology. This paper presents the results of a survey including 70 publications and its aim is to set up the productivity intervals of 24 sites activities. Although the researches point out a great amount of factors affecting the productivity, the resultant intervals formulated from this survey were very wide and main reason was the lack of information regarding the circumstances in which the outputs mentioned in each study occurred. In order to allow comparisons between outcomes and to reduce the width of the intervals, the paper highlights the information that must be available when the output is presented.
-