Mais informações

Adriazola, Marcia Keiko Ono. Avaliação do desempenho térmico de salas de aula do CEFET-PR, Unidade de Curitiba. Orientação de Eduardo Leite Krüger.192fDissertação (Pós-graduação em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2002.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Diante da preocupação atual com o desenvolvimento sustentável, dentro de uma visão holística de mundo na qual cada sistema contribui para o uso consciente dos recursos naturais, destaca-se a importante participação dos profissionais ligados à área de projetos de edifícios na determinação da orientação das fachadas, escolha e especificação de materiais utilizados na construção, e a influência que estes aspectos têm no desempenho térmico, e, conseqüentemente, no uso racional dos recursos disponíveis na natureza. Este trabalho teve como objetivo principal analisaro desempenho térmico de salas de aula. A pesquisa foi conduzida no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CEFET-PR, Unidade de Curitiba. O estudo abrange o monitoramento, simulações de modelos e análise do desempenho térmico de salas de aula. A pesquisa parte de um levantamento histórico sobre os primeiros estudos acerca da Arquitetura Bioclimática, seus princípios, as principais formas de trocas de calor que ocorrem em edificações e as soluções de condicionamento passivo de ambientes. Trata do monitoramento de salas de aula do CEFET-PR, durante os períodos de inverno e verão, e de simulações de modelos de salas de aula, com trocas de paredes e coberturas. Os resultados da pesquisa demonstram quais materiais, dentre os mais utilizados em paredes e coberturas nos projetos de edificações destinadas a salas de aula do CEFET-PR, apresentam o melhor desempenho térmico.

Abstract

Facing the present concern about sustainable development, within a holistic perspective of the world in which each system contributes to the conscious use of natural resources, it is emphasised in this research the importance of the participation of professionals who work in the building projects' area, in the determination of the orientation of facades, choice and specification of materials, which are used in the construction, as well as the influence of these aspects on the thermal performance, and, consequently, in the rational use of the resources that are available in the nature. The principal objective of this work was to analyse the thermal performance of classrooms. The research was conducted at the Federal Centre of Technological Education of Paraná - CEFET-PR, at Curitiba's Unit. The study comprises the monitoring, simulations of models, and the analysis of thermal performance of classrooms. The research departs from a historical survey about the first studies related to Bioclimatic Architecture, its principles, the main means of heat exchange which occur in buildings, as well as the solutions of passive conditioning. It refers to the monitoring of CEFET-PR's classrooms, during winter's and summer's periods, and the simulations of classrooms models, with exchanges of walls and roofs. The results of this research indicate the materials, among those more utilised in walls and covers in the buildings projects directed to the CEFET-PR's classrooms, which present the better thermal performance.
-