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Bersano, Cristiana Brodt. Presença e uso de tecnologia da informação no ensino de projeto arquitetônico: estudo exploratório nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre, RS. Orientação de Carin Maria Schmitt.179Dissertação (Pós-graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
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Resumo

O uso de Tecnologia da Informação (TI) tem evoluído muito nos últimos anos e isto influencia, sem dúvida, o ensino e a prática da arquitetura. Observa-se que o ensino de projeto nas escolas de arquitetura se dá através de um processo prático-reflexivo, no qual os alunos aprendem fazendo, sob a orientação dos professores. O conhecimento arquitetônico, portanto, vai sendo construído através da análise e interpretação do projeto e a busca de significados a partir da sua representação, sejam esboços à mão livre ou imagens digitais. Desta forma, as disciplinas de prática projetual têm grande importância, sendo consideradas fundamentais para a formação do arquiteto. Reconhecendo que a aplicação da TI gera novos paradigmas projetuais, mostrou-se importante a investigação da docência e da prática profissional. Este trabalho tem por objetivo caracterizar a presença e o uso de TI no ensino de projeto arquitetônico nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo (FAU) de Porto Alegre, RS. Demonstra-se, através dos resultados de estudo exploratório em quatro FAUs, as características pessoais e a forma como estão sendo desenvolvidas as habilidades dos alunos para a prática de projeto arquitetônico em função das tecnologias disponíveis e das tendências futuras que se apresentam a estes profissionais. Verificou-se como os estudantes usam recursos computacionais em geral, qual o seu o nível de conhecimento sobre TI e como tem sido feita a abordagem pelas FAUs deste tema. Explorou-se, de forma especial, a aplicação de sistemas CAD no processo de projeto arquitetônico. Constatou-se que os sistemas ainda são bastante sub utilizados e que as disciplinas dos currículos das FAUs estudadas levam a uma formação aquém da necessidade exigida pelos escritórios de arquitetura, onde o uso de recursos computacionais é corrente. Para estarem adequados as exigências do mercado de trabalho, os estudantes além de completarem o seu Curso, necessitam superar a necessidade de aprendizagem de sistemas computacionais, muitas vezes adquirida durante o estágio ou em cursos extra-curriculares.

Abstract

The use of Information Technology (IT) has evolved dramatically over the last few years and this undoubtedly influences architectural teaching and practice. Design teaching in architecture schools has been perceived to be carried out through a practical-reflexive process in which the students learn on a hands-on basis under their professors guidance. Architectural knowledge, therefore, is gradually built through the design’s analysis and interpretation as well as the search for meanings from its representation, whether freehand sketches or digital images. Thus the academic disciplines of design practice are highly important, being considered fundamental to an architect’s education. Since IT application is considered to generate new design paradigms, the investigation into teaching and professional practice has been shown to be important. The aim of this study is to characterize the presence and the use of IT in architectural design teaching in Porto Alegre’s Architectural and Town Planning Schools (FAU), RS. Through the results of the exploratory study in four FAU, personal characteristics and the way the students’ skills are being developed for the architectural design practice as regards the available technologies and the future trends which present themselves to these professionals are shown. The way students use computational resources in general, their level if knowledge of IT and the FAU have approached this subject have been examinaned. The application of CAD systems in the architectural design process has been specially explored. The systems have turned out to be rather underused and the academic disciplines of these curricula have been found to lead to an education which falls short of what is required by architecture firms, where computational resources are widely employed. Students, to be suitable for the labour market demands, besides getting their degrees, have to overcome the need to learn computational systems, which is often done in internships or in extra-curriculum courses.
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