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Bersano, Cristiana Brodt; SCHMITT, Carin Maria. Presença e uso de tecnologia da informação no ensino de projeto arquitetônico: estudo exploratório nas faculdades de arquitetura e urbanismo de Porto Alegre/ RS. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: ANTAC, 2004.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 42 (Com arquivo PDF disponíveis: 23)
Citações: 10
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Citações: Nenhuma citação encontrada
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Resumo

O uso de tecnologia da informação (TI) tem evoluído muito nos últimos anos e isto influencia o ensino e a prática da arquitetura. Observa-se que o ensino de projeto nas escolas de arquitetura se dá através de um processo prático-reflexivo, no qual os alunos aprendem fazendo, sob a orientação dos professores. O conhecimento arquitetônico vai sendo construído através da análise do projeto e a busca de significados a partir da sua representação, sejam esboços à mão livre ou imagens digitais. Desta forma, as disciplinas de prática projetual têm grande importância, sendo consideradas fundamentais para a formação do arquiteto. Este trabalho tem por objetivo caracterizar a presença e o uso de TI no ensino de projeto arquitetônico nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre, RS. Demonstra-se, através dos resultados de estudo exploratório em quatro faculdades, as características pessoais e a forma como estão sendo desenvolvidas as habilidades dos alunos para a prática de projeto arquitetônico em função das tecnologias disponíveis e das tendências futuras que se apresentam a estes profissionais. Constatou-se que os sistemas ainda são sub utilizados e que as disciplinas dos currículos das faculdades estudadas levam a uma formação aquém da necessidade exigida pelos escritórios de arquitetura.
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