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MOTTA, V. L. M. da; Poubel, M. de F. G.; QUALHARINI, E. L. A gestão do processo de projeto e a qualidade da obra pública. In: CONGRESSO DE ENGENHARIA CIVIL, 5., 2002, Juiz de Fora. Anais…Juiz de Fora: UFJF, 2002.
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Resumo

Atualmente pode-se dizer que obras de qualidade são aquelas que satisfazem ao cliente. No caso das obras públicas, o cliente é a sociedade. A sociedade vem exigindo obras públicas de qualidade, ou seja, com características de funcionalidade, durabilidade, segurança, conforto e estética, entre outras. As Instituições Públicas têm enfrentado problemas na realização de suas obras, entre outros fatores devido à licitação pelo menor preço, permitida pela Lei 8.666/93, bem como pelo fato de se aceitar a similaridade nas especificações de materiais. Devido a estes fatores o produto final corre o risco de ser uma obra executada fora dos "padrões de qualidade", não satisfazendo aos anseios e necessidades do órgão público e da sociedade. Para agregar valor à gestão do processo de projeto é preciso que se estabeleça coordenação e sinergia entre os vários projetos e suas etapas, sem deixar-se de lado a análise crítica dos mesmos, visando o controle da qualidade. A gestão do processo de projeto, tem portanto, um relevante papel no bom desempenho do produto (obra pública) , pois, para exigir qualidade dos executores de suas obras, o poder público precisa garantir que seus projetos, especificações e orçamentos a serem licitados sejam também de qualidade.
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