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PEREIRA, A. T. C.; TISSIANI, G. Virtuallar : um sistema digital de apoio à concepção de projetos habitacionais. In: CONGRESSO ÍBERO-AMERICANO DE GRÁFICA DIGITAL, 4., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: 1
Índice h: 1  
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Resumo

O artigo apresenta a pesquisa desenvolvida como tema de dissertação de mestrado na área de Design do curso de Pós- Graduação da Engenharia de produção da UFSC. A pesquisa propõe a construção de um método de avaliação do grau de necessidades dos futuros usuários em relação ao projeto de sua casa. Este grau de necessidade se refere tanto a dados qualitativos como identidade, privacidade, territorialidade e ambiência quanto a fatores funcionais e quantitativos. Como forma de promover uma maior participação dos usuários no processo de projeto em arquitetura, são exploradas tecnologias computacionais interativas como a hipermídia, para o gerenciamento da informação, e o QuickTime VR, como meio de visualização de cenas arquitetônicas. A possibilidade de oferecer uma visão abrangente dos espaços projetados, através de uma simulação da realidade virtual que estes vídeos “interativos” oferecem, permite a identificação dos graus de necessidades físicas e simbólicas dos futuros moradores, auxiliando o profissional de arquitetura na definição e personalização do projeto residencial.

Abstract

The paper presents the research developed as theme of a master degree dissertation in the field of Design of the course of Post-Graduation of the Engineering of production of UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina. The research proposes the construction of a method of evaluation of the degree of the future users' needs in relation to the design of its house. This need degree refers so much given it qualitative as identity, privacy, territoriality and ambience as with relationship to functional and quantitative factors. As form of promoting a larger participation of the users in the project process in architecture, computer technologies interactive are explored as the hypermedia, for the presentation of the information, and QuickTime VR, as the middle of visualization of architectural scenes. The possibility to offer an including vision of the projected spaces, through a simulation of the virtual reality that these interactive " videos " offer, it allows the identification of the degrees of the future inhabitants' physical and symbolic needs, aiding the architecture professional in the definition of the residential project.
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