Mais informações

PEREIRA, A. T. C.; BECK, E. O.; Heidrich, F. E. Ambiente virtual de aprendizagem em arquitetura e design: AVA_AD, percepção da forma. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo refere-se à pesquisa sobre Forma desenvolvida no laboratório HIPERLAB do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Esta pesquisa situa-se dentro de um projeto maior de pesquisa chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design, AVA_AD. Como ambiente colaborativo e visual, este projeto busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem à distância nas áreas de Arquitetura e Design no que se refere aos conceitos funcionais e simbólicos dos elementos que estruturam o espaço. Com as novas possibilidades de modelagem e simulação virtuais a partir do desenvolvimento de novos softwares permite-se que sejam obtidas previsões mais próximas do objeto real. O que demonstra que a maneira utilizada para representação dos espaços pode se constituir em uma importante ferramenta no desenvolvimento do espaço projetado. Entretanto, esse novo processo de construção e visualização virtual não exclui os processos conceituais necessários para uma boa concepção projetual, o que determina a necessidade de verificação dos conceitos empregados, que podem ser conferidos através de uma análise da Percepção da Forma. Porém, diferente de assumir uma determinada linha reconhecida que já venha sendo trabalhada na conceituação, organização e classificação da Forma, pretende-se encaminhar linhas de raciocínios que estudem os aspectos Formais, estimulando questionamentos e conclusões que possam ser dadas pelos próprios participantes. Assim através de técnicas de ABP, que em português são traduzidas como técnicas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), são então, apresentados problemas que têm por objetivo despertar os alunos para a aquisição dos conhecimentos e competências essenciais com relação à Percepção da Forma.

Abstract

This paper refers to the form or shape research carried out by the HIPERLAB in the Graphic Expression Department of the Federal University of Santa Catarina. The research is part of a major project called Virtual Learning Environment for Architecture and Design, VLE_AD. This project, as a visual collaborative environment, intends to contribute to the teaching and learning process in Architecture and Design related to the functional and symbolic concepts of the elements that configure the spaces. Considering the new possibilities of modelling and virtual simulations based on new softwares, turns to be possible to get previously idea of the real object, demonstrating that the way used to represent spaces can be also an important tool in developing space design. However, this new process of virtual building and visualisation does not exclude the conceptual processes needed to produce good design that can be verified through analysing the proposed shape. Different from assuming a recognised pedagogic approach about meaning, organisation and classification of shape, the VLE_AD intends to stimulate participants reasoning about shape aspects, rising questions and conclusions. In this way, the PBL techniques helps to elaborate problems with the objective to get students attention for building knowledge and developing the needed competences for shape perception.
-