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PEREIRA, A. T. C.; Rebelo, I. B.; TISSIANI, G. Design de interfaces para ambientes virtuais: como obter usabilidade em 3D. In: CONGRESSO ÍBERO-AMERICANO DE GRÁFICA DIGITAL, 4., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: 1
Índice h: 1  
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Resumo

O artigo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida junto ao LRV, Laboratório de Realidade Virtual do Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção da UFSC. A pesquisa busca responder quais os critérios necessários para o design de Interfaces Homem-Computador, as chamadas IHC, para ambientes virtuais tridimensinais normalmente representados através de VRML. Sendo a realidade virtual considerada a tecnologia de interface computacional mais avançada, pelo menos do ponto de vista da interatividade, como garantir a sua usabilidade e ainda projetar interfaces gráficas que possuam valor estético e funcional? Além disso, em ambientes virtuais "imersivos" e "não-imersivos", como o projeto de interface pode contribuir para estimular a interatividade do usuário dentro do sistema em RV? Estas e outras questões são essenciais para quem trabalha com design de interfaces para sistemas computacionais, e que se depara com a necessidade de apresentar ambientes virtuais através da realidade virtual. O objetivo deste artigo é levantar requesitos que possam contribuir para o desenvolvimento de interfaces para AV de qualidade. Serão apresentados estudos sobre técnicas de projeto, ferramentas utilizadas, recomendações e requisitos de comunicação visual necessários para o desenvolvimento de IHC aplicadas à ambientes virtuais.

Abstract

This paper presents part of a research developed close to LRV, Virtual Reality Laboratory at Graduate Program at Production Engineering at UFSC. The research aims to answer the approaches for design in Human-Computer Interfaces (HCI) through virtual media. It has being considered VR the most advanced computer interface technology, through of viewpoint of interactivity. By this way, how is it possible guarantee its usability and at the same time design graphic interfaces with aesthetics and functional value? Besides, in a virtual space immersive or non-immersive, how can the interface design of the interface contribute to stimulate the user's interactivity in VR systems? These and other subjects are essential for those people who work with interface design for computer systems, and that comes across the need of presenting medias that use virtual reality technology. Through this article a study on the design techniques is presented, as well the used tools, recommendations, and visual communication requirements needed for HCI that should be used in virtual environments.
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