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BARATA, R. V.; CATUNDA JR., H. F. C.; BARATA, M. S. Concretos de alta resistência com materiais tipicamente amazônicos disponíveis comercialmente na área metropolitana de Belém. In: SEMANA DE ENGENHARIA, 5., 1999, Niterói. Anais... Niterói: UFF, 1999.
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Resumo

O permanente desenvolvimento tecnológico, a idealização de estruturas cada vez mais esbeltas e a necessidade de que estas sejam cada vez mais duráveis tem exigido do concreto um desempenho cada vez maior. Para a obtenção deste material de características diferenciadas são necessários cuidados especiais tanto na fase de concepção e projeto da estrutura, quanto durante o processo de dosagem, transporte, lançamento, adensamento e cura, visando sempre a obtenção de uma matriz com o menor índice de vazios. Na década de 70, o CAR já era utilizado na América do Norte principalmente em pilares de edifícios altos, aumentando a durabilidade das peças estruturais, permitindo o aumento da área útil da edificação devido à redução da seções transversais. Com isso, há uma diminuição no volume de concreto, forma e aço, permitindo ainda o aumento na velocidade de execução da obra, além do que, reduz a carga permanente da estrutura e, consequentemente, o custo das fundações e da obra como todo. Um estudo de viabilidade econômica, realizado por DAL MOLIN e WOLF (apud DAL MOLIN, 1995), mostrou uma clara tendência de redução de custos com o aumento da resistência do concreto, chegando a 12% do valor total da estrutura ao passar de fck 21 para fck 60MPa.

Abstract

This research aims to analyse the feasibility of high performance concrete (HPC) production with additions of silica fume and of typically Amazonian available commercial materials on the metropolitan area of Belém. Investigates the effects of ratio water/bialder influx, age and kind of curing on the resistance to compression. The results showed that for decreased water/bialder ratio (<0,4), the curing procedure, age and the water/bialder ratio are meaningful factors on the resistance to compression variation. The maximum resistance obtained with the regional aggregates was of 60 MPa.
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