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JOBIM, M. S. S.; FORMOSO, C. T. Método de avaliação do nível de satisfação dos clientes de imóveis residenciais. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., 1998, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANTAC, 1998. p. 499-506.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 57 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 15
Índice h: 2  
Co-autores: 7

Resumo

A avaliação do nível de satisfação dos clientes de imóveis residenciais, durante todas as etapas do processo de construção, constitui-se em importante instrumento para orientar as empresas construtoras que objetivam melhorias na qualidade e produtividade. Os dados obtidos destas avaliações, devidamente analisados, são imprescindíveis como retroalimentadores dos programas de melhorias destas empresas. O presente trabalho apresenta um método de avaliação da satisfação dos clientes pós-ocupação, abordando as principais funções das empresas relacionadas ao atendimento dos clientes, desde a etapa de concepção do empreendimento até o período de assistência técnica da edificação. Discute-se a integração destas funções no sistema de gestão da qualidade de empresas construtoras e incorporadoras, principalmente no que diz respeito à retroalimentação de processos. Os aspectos comportamentais envolvidos nestas relações são analisados a partir de estudos de caso desenvolvidos em cinco empresas construtoras de pequeno porte da cidade de Santa Maria, RS, engajadas em programas de melhorias. Ao final demonstra-se a viabilidade de aplicação do método de avaliação proposto, sugerindo-se recomendações para que os resultados obtidos, devidamente analisados pelos setores responsáveis, levem à implementação de melhorias nas empresas.
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