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FEDRIZZI, B.; TOMASINI, S. L. V.; Cardoso, L. M. A vegetação no pátio escolar: um estudo para as condições das escolas municipais de Porto Alegre - RS. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 3., 2003, São Carlos. Anais... São Carlos: ANTAC, 2003.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 2

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar as condições vigentes nos pátios das escolas municipais de Porto Alegre, quanto à presença e qualidade da vegetação disponível. Foram visitadas aleatoriamente 15 escolas de ensino fundamental, distribuídas na zona urbana do município. Para cada escola, foram avaliados a quantidade, o tipo (quanto ao porte e quanto à função) e o estado de conservação da vegetação presente no pátio. Partindo-se da realidade encontrada junto às escolas e tomando-se por base os critérios anteriormente mencionados em relação à vegetação disponível, desenvolveu-se um sistema de classificação dos pátios, estruturado nas seguintes categorias:Classe I - pátio com boa vegetação; Classe II - pátio com relativa vegetação (ou vegetação regular); Classe III - pátio com vegetação ruim; e Classe IV - pátio árido, ou sem vegetação. Aplicando-se este sistema de classificação às escolas visitadas, os resultados sugerem um panorama predominantemente negativo quanto à presença e qualidade dos elementos vegetais nos pátios das escolas do município. Dentre as escolas estudadas, 7 foram classificadas como áridas, 6 com vegetação ruim, e apenas 2 escolas foram classificadas como tendo vegetação regular ou boa. Os resultados deste estudo servirão de base para outra pesquisa a ser realizada futuramente, a qual será dedicada à investigação da percepção de alunos e professores mediante diferentes condições de vegetação disponível nos pátios das escolas.

Abstract

This study aimed at assessing the current conditions of the yards of public schools of Porto Alegre regarding the presence and the quality of vegetation available. Fifteen elementary schools were randomly visited. The schools were located in the urban zone of the city. Quantity, types (regarding size and function), and conservation status of the vegetation in the yards were analyzed in each school. Based on the reality verified in the schools and taking into consideration the criteria mentioned above regarding the vegetation available, a classification system of the yards was designed. This system was organized according to the following categories: Class I – yard with good vegetation; Class II – yard with fair vegetation (or regular vegetation); Class III – yard with poor vegetation; and Class IV – arid yard, or with no vegetation. This classification system was applied to the schools. The results suggest a predominantly negative overview regarding the presence and the quality of vegetation in the yards of the public schools of Porto Alegre. Among the schools included in this study, seven were classified as arid, six presented poor vegetation, and only two schools were considered as having regular or good vegetation. The results of this study will be used as the basis of another study to be carried out in the future, which will investigate the point of view of students and teachers regarding different conditions of vegetation available in schoolyards.
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