Mais informações

FEDRIZZI, Beatriz; Tomasini, Sérgio Luiz Valente; Cardoso, Luciano Moro. Percepção da vegetação no pátio escolar. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: ANTAC, 2004.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 2

Resumo

Estudou-se, através desta pesquisa, a percepção de alunos e professores de escolas municipais de Porto Alegre-RS sobre a vegetação no pátio escolar. Inicialmente, realizou-se um estudo para verificar as condições predominantes nos pátios das escolas. Foram avaliadas 15 escolas quanto à presença, quantidade e qualidade da vegetação disponível no pátio. Apenas duas escolas apresentaram vegetação de qualidade adequada, sendo que a maioria das escolas apresentou pátios bastante áridos. A partir desta avaliação, realizou-se um estudo de casos envolvendo duas escolas com pátios áridos e duas escolas com um nível mais adequado de vegetação no pátio. Através da aplicação de entrevistas a professores e alunos, procurou-se compreender como é percebida a vegetação no pátio destas escolas. Os resultados indicam que, em todas as escolas estudadas, a importância da vegetação no pátio está associada predominantemente ao seu valor estético. Nas escolas cujos pátios apresentaram vegetação mais adequada, parece existir uma maior consciência sobre os benefícios que a vegetação proporciona, sendo salientados aspectos mais abstratos, como o aumento da auto-estima da comunidade escolar. Tal percepção da comunidade escolar emerge, provavelmente, da experiência prática com a vegetação existente no pátio.
-