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BARROS, L. A. F.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Avaliação de projeto padrão de creche em conjuntos habitacionais de interesse social: o aspecto da implantação. In: NUTAU: SUSTENTABILIDADE, ARQUITETURA, DESENHO URBANO, 4., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2002. p. 243-252.
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Resumo

Este trabalho tem por objetivo avaliar o aspecto da implantação de um tipo de projeto padrão de creche e préescola em conjuntos habitacionais de interesse social construídos no Estado de São Paulo, considerando a sua relação única com o local de inserção. Sabe-se que as condições de implantação de equipamentos comunitários são as mais diversas. Questionam-se, portanto, os limites da adequação de um projeto padrão e procura-se estabelecer diretrizes que melhor os preparem para situações reais a serem encontradas. O programa de projeto de creche e pré-escola, engloba parâmetros recomendados a projetos de edificações institucionais em geral: flexibilidade, conforto, acessibilidade e personalização. Conhecendo a realidade em visita técnica, sabe-se que há discrepâncias entre proposta e realidade. Os parâmetros foram escolhidos por representarem um grande numero dos aspectos importantes e teóricos, de uma boa implantação de uma edificação. Para uma avaliação qualitativa e a escolha dos parâmetros, buscou-se conceitos nas metodologias e técnicas visuais, procedimentos metodológicos específicos no âmbito da implantação, critérios qualitativos de desempenho e diretrizes de projeto em geral. Conceitos projetuais de conforto térmico e acústico, funcionalidade físico-ambiental, segurança, dinâmica de uso, personalização, áreas suficientes e psicologia ambiental foram analisados. Busca-se desta forma, listar elementos que venham a contribuir para uma metodologia de análise de questões de desenvolvimento sustentável que combine solo, edificação, usuário e aspectos institucionais nestas posturas projetuais. Foram assim selecionados os que, na avaliação do ambiente físico, estão relacionados a decisões realizadas no projeto executivo de implantação de uma edificação padrão. Nas conclusões gerais obtidas, contemplando os aspectos principais de implantação, verifica-se a necessidade de uma maior reflexão do processo projetual quando da utilização de projetos padrão. Ao avaliar e comparar um projeto através de parâmetros físicos, geométricos, de repertório de projeto e de gestão, julga-se ser possível uma melhor tomada de decisão.

Abstract

This study is focused on the evaluation of the site-planning aspects of day care centers for babies and pre-school standardized layout projects in low-income housing projects in the state of São Paulo. The evaluation proposal of this standardized layout project in the site-planning aspect is important in order to analyze an architectural project in a non-specific site and its’ unique relation. It is known however, that there are several site-planning situations related to these social equipments in projects. So, this research questions the proper limits of a standardized layout project and tries to set goals that best adapt model projects to the real site. Parameters have been selected to be followed during the evaluation of the material environment and they are related to the decisions taken during standard edification site-planning project, such as: solar orientation and predominant winds; topography; land's occupation; access and user's flow; use flexibility, standard personalization; constructive and transforming elements. The limitations of a standardized layout project are well known. In the achieved conclusions, considering the main site-planning aspects, it is confirmed the necessity of an accurate reflection about the project procedure related to the use of standard project. The evaluation and comparison of the project through material, geometric parameters, architect' project repertory and administration, is believed to be a best decision making. The proposalof an efficient standard project, well decided and with quality shows that the standardized layout project should not be discarded.
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