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Dantas, Manuela Modesto; SOUZA, Ubiraci Espinelli Lemes de. Subsídios para a melhoria do relacionamento concreteiras-construtoras: estudo do atraso inicial das concretagens. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais… São Paulo: ANTAC, 2004.
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Citações: 1
Índice h: 1  
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Citações: 55
Índice h: 5  
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Resumo

O relacionamento com os fornecedores de concreto tem sido apontado, por alguns pesquisadores, como provável foco de melhorias no que se refere à satisfação dos clientes construtores. JOBIM, JOBIM FILHO (2002) detectaram ser o concreto usinado, no Estado de São Paulo, motivo principal de descontentamento dos construtores, ao submeter estes últimos a um questionamento, que teve por resposta um índice de insatisfação superior a 50%, tendo-se citado o atraso na entrega como uma das principais razões. FREIRE (2001) indica também tal atraso como um dos principais problemas, mas alega que as responsabilidades pelo mesmo são divididas entre obras e concreteiras. Este trabalho pretende contribuir para o aprimoramento do relacionamento entre fornecedores e construtores, a partir da realização de um levantamento sobre os atrasos para início das concretagens ocorrendo em obras de edifícios, procurando-se avaliar eventuais causas para os mesmos. Para isso um estudo bibliográfico serviu como fonte inicial de informações, tendo-se realizado um levantamento de campo, envolvendo seis obras de construção de edifícios, onde o acompanhamento dos tempos de concretagem reais permitiu a formação de um banco de dados associando os eventuais atrasos às características de cada situação (por exemplo: distância obra - concreteira, dia da semana e horário de início da concretagem). O processamento e análise dos dados levantados permitiram a elaboração de um diagnóstico quantitativo preliminar, que pode ser bastante útil enquanto subsídio para o prosseguimento da discussão de ações visando a melhoria das interações entre construtoras e concreteiras.
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