Mais informações

Silva, Patricia Vanessa da et al. Estratégias competitivas: o caso das empresas construtoras de obras públicas. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: ANTAC, 2004.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 43 (Com arquivo PDF disponíveis: 29)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: 5

Resumo

Diversos trabalhos analisam estratégias competitivas de empresas construtoras, mas poucos se focam naquelas que trabalham em obras públicas de edificações. O objetivo desse trabalho é analisar as estratégias praticadas por essas empresas, atuantes no estado de São Paulo. Após revisão bibliográfica, apresenta-se estudo de casos baseado em visitas a três empresas construtoras e a três de suas obras. São caracterizadas as diferentes estratégias adotadas, avaliando-se as suas aplicações práticas e implicações efetivas nos canteiros de obras. Constata-se que a busca por vantagens competitivas se dá através da liderança no custo, que, segundo PORTER (1989), se baseia em fornecer produtos compatíveis em termos de qualidade com os da concorrência, mas por um preço menor. Pôde-se perceber que tais construtoras não possuem uma formalização de suas estratégias, o que seria importante para ocuparem uma real posição competitiva perante a concorrência; embora haja esse vazio, a implementação de SGQ, ao exigir a definição de uma política e de indicadores, acaba por suprir em parte tal ausência; observou-se que as estratégias utilizadas são estabelecidas com base na experiência dos proprietários, responsáveis pela tomada de decisões no nível estratégico. Acredita-se que isso ocorra pelo pouco conhecimento que têm acerca dos conceitos relacionados à implantação de estratégias competitivas.
-