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FERREIRA, Fernanda Cristina; Assis, Eleonora. Procedimento para avaliação do conforto ambiental e eficiência energética de edificações escolares: estudo de caso da rede pública estadual meneira. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007.
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Resumo

Este trabalho trata do desenvolvimento de um procedimento de avaliação de desempenho para edificações escolares, focado na questão energética e no conforto ambiental. Um caso típico da rede mineira de escolas públicas foi utilizado para a aplicação deste procedimento, que integrou métodos empregados em APO e simulação computacional. Verifica-se que, normalmente, a análise energética não é acompanhada da análise de conforto e que, por outro lado, os trabalhos de APO envolvem, tradicionalmente, grandes equipes e longos períodos de medições e levantamentos o que, muitas vezes, inviabiliza sua disseminação. Assim, a simplificação das metodologias faz-se necessária para que a APO se torne parte integrante do processo de produção dos edifícios. Observou-se que a associação entre as técnicas empregados em APO e a simulação computacional alcançou os resultados esperados, principalmente na análise térmo-energética. Contudo, no caso do conforto luminoso, as medições não devem ser descartadas, pois algumas limitações nesse tipo de resultado, podem comprometer as avaliações. Foi verificado, ainda, que a arquitetura desempenha um papel fundamental para a conservação de energia. Assim, no projeto de edifícios escolares, atenção especial deve ser dada ao uso intensivo da luz natural e à sua integração à iluminação artificial como forma de combate ao desperdício de energia.

Abstract

This paper deals with the development of a procedure for evaluating the performance of school buildings, focused on the energy audit and on the environmental comfort. A typical case of the public schools of Minas Gerais state was used for the application of this procedure, which integrated methods of post-occupancy evaluation and computer simulation. It is verified that, usually, energy analysis is not accompanied of the comfort analysis and that, on the other hand, the works of POE involve, traditionally, big teams and long periods of measurements and surveys that, many times, makes its dissemination unfeasible. So it is necessary to simplify the usual POE methodologies so that it can become part of the process of buildings production. It was observed that the association among the POE techniques and the computational simulation reached the expected results, mainly in the energy analysis, as well as in the analysis of thermal comfort. However, in the case of the luminous comfort, the measurements should not be discarded, because of some limitations in results which may commit the evaluations. It was also verified that the architecture plays a fundamental role for the conservation of energy. So in the project of school buildings, special attention should be given to the intensive use of the natural light and its integration to the artificial illumination as a form to avoid the waste of energy.
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