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Bruel, áurea Araujo; SANTOS, Aguinaldo dos; Moser, Luciano. Análise do foco e coerência da estratégia de uma empresa de construção civil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 15 (Com arquivo PDF disponíveis: 11)
Citações: 11
Índice h: 2  
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Resumo

Segundo Porter (1991) cada empresa que compete em uma indústria possui uma estratégia, seja explícita ou implícita. Parte-se então do pressuposto de que as empresas da Construção Civil em geral possuem uma estratégia empresarial, ainda que implícita. Contudo, decisões tomadas nas funções organizacionais da empresa construtora podem estar em desencontro entre si, não convergindo para os mesmos objetivos estratégicos ou incoerentes com os princípios da empresa. Esse fato pode trazer prejuízos à empresa, já que decisões desencontradas podem retardar o desenvolvimento da empresa e, até mesmo, impedir o alcance dos objetivos estratégicos. Neste contexto, este artigo trata da avaliação da convergência e coerência das decisões estratégicas em empresas de construção civil através de um estudo de caso realizado em uma construtora da cidade de Curitiba. Esta avaliação é entendida pelos autores como uma medida necessária nas fases iniciais de implementação do pensamento estratégico na empresa construtora, visto que pode atuar como instrumento de convencimento quanto à necessidade de um plano estratégico integrado.

Abstract

According to Porter (1985) every company has a strategy, either explicit or implicit. Thus, in this study the main assumption was that construction companies generally have a strategy, although not always formally defined. The unstructured decision making process often found in these companies results in a lack of coherence and convergence of their decisions from an strategic point of view. It has a negative impact on the company development and, most importantly, it hinders them to achieve their strategic goals. Within this context, this research developed a diagnostic study in one case study focusing on the coherence and convergence of strategic decision-making. The main results show the importance of such diagnostic as an instrument to implement strategic thinking within a construction company.
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