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KRÜGER, E. L.; ADRIAZOLA, M. K. O.; MICHALOSKI, A. O. Desempenho térmico de salas de aula do CEFET-PR. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE O CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3., 2001, São Pedro. Anais... São Pedro: ANTAC, 2001.
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Resumo

Partindo-se do princípio de que a sensação térmica está diretamente relacionada ao rendimento físico e mental do ser humano, pode-se supor que as condições térmicas de uma sala de aula exercerão alguma influência no desempenho de alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. Na presente pesquisa, o aspecto abordado refere-se ao estudo do conforto térmico e sua relação com a concepção arquitetônica, quanto ao tipo de material empregado nas paredes e cobertura e sua influência no grau de temperatura e umidade interna em salas de aula do CEFET-PR, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Realizou-se uma avaliação bioclimática das salas de aula em duas Unidades do CEFET-PR, na qual foram feitas medições de temperatura com data-loggers do tipo HOBO e uma análise dos dados obtidos na carta de Givoni. Por fim, foi feita uma comparação com as propriedades termo-físicas das paredes e coberturas.

Abstract

Considering that thermal sensation is directly related to human physical and mental performance, thermal conditions of classrooms may exert an influence over students and teachers learning and teaching performance. The present work deals with the aspect of thermal comfort in relation to architectural design regarding material use in walls and roofs of classrooms of CEFET-PR. A bioclimatic evaluation has been made comprehending temperature measurements with data-loggers of the kind HOBO and an analysis of data in the Bioclimatic Chart. Finally, a comparison was made with thermo-physical properties of walls and roofs.
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