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KRÜGER, E. L.; Miranda, Percio Luiz Karam de. Conservação de energia elétrica através do uso adequado da iluminação artificial em ambientes escolares. In: CONGRESSO DE ENGENHARIA CIVIL, 5., 2002, Juiz de Fora. Anais… Juiz de Fora: UFJF, 2002.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 6
Índice h: 1  
Co-autores: 26

Resumo

O uso adequado de energia elétrica, notadamente após a crise de energia 2001, apresenta-se atualmente como uma das principais estratégias de conservação do setor elétrico, que, por um lado, alivia a demanda por maiores insumos energéticos e, por outro, favorece o uso mais eficiente desses recursos. Na construção civil, quanto à conservação de energia elétrica e no que se refere à iluminação de ambientes, pode-se atuar de duas formas: projetando-se sistemas de iluminação mais eficientes e atuando-se na própria concepção da edificação de forma consciente, aproveitando-se os recursos naturais disponíveis, no caso, a luz natural. A Comissão Interna para a Conservação de Energia do CEFET-PR desde 1998 vem implantando medidas que proporcionam o uso adequado da energia elétrica. Dentre as medidas já adotadas, pode-se citar a substituição da iluminação convencional pela de alto rendimento e o uso de sensores de presença nos banheiros e relés fotoelétricos nos corredores. Embora já haja resultados positivos, a busca por uma maior eficiência continua, passando no momento pela difícil etapa de integrar o uso da iluminação artificial, já de alto rendimento, à iluminação natural. No presente trabalho, são apresentadas algumas medidas de economia de energia elétrica em sistemas de iluminação artificial, aplicadas no CEFET-PR. É descrito também um sistema que prevê a utilização de reatores dimerizáveis acoplados a um controle do nível de iluminamento no plano de trabalho. Durante o dia, com a entrada de luz natural no ambiente, o sistema de controle, através de fotocélula, automaticamente faz com que os reatores reduzam a potência dissipada pelas lâmpadas, mantendo constante o nível de iluminamento, segundo um valor pré-programado. Este sistema funciona automaticamente, dispensando a interferência dos usuários, porém seu custo de implantação é alto. São apresentados os resultados da implantação dessas medidas, bem como os resultados de um ensaio realizado com o "sistema dimmer", aplicado a uma sala de aula.
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