Mais informações

CORREIA, Ana Magda Alencar; VELASCO, ângela Dias; CHENG, Liang-yee. Metodologia para análise nebulosa do programa de desenho para cursos de engenharia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 19 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

As Universidades Brasileiras vêm buscando indicadores de qualidade para a definição do seu projeto pedagógico, que deve refletir o profissional a ser formado e ser baseado em expectativas futuras. Nos cursos de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), disciplinas de Representação Gráfica tiveram sua carga horária reduzida, tornando-se necessário redefinir sua orientação. Definidos entre itens de uma lista de conteúdos, os programas de disciplinas implicam na decisão sobre o que será ensinado, para quem, e quais estratégias serão adotadas, em função da carga horária disponível. Entretanto, a tomada de decisão compreende incertezas e ambigüidades na seleção de alternativas, entre objetivos e restrições, onde o raciocínio humano entende, avalia e julga lógica e intuitivamente. Deste modo, o ser humano é capaz de entender estruturas e características de problemas e tomar decisões, independente de se ter todas as informações exatas e/ou completas. Diante deste processo, o problema foi modelado pela Matemática Nebulosa, aliada ao Processo de Análise Hierárquica e Método de Simulação de Monte Carlo, através de consulta a especialistas, para a determinação da importância relativa dos critérios usados na definição dos conteúdos a serem ministrados.

Abstract

The Brazilian Iniversities are looking for quality indicators for their pedagogic project. In the of Engeneering courses of the Polytechnic School of the University of São Paulo, the time allocated for of the subjects of Graphic Representation have been reduced. In this way, it become necessary the redefinition of the programs of the subjects and making decision about the priority topics to be taught, for whom and by which strategies in order to reach the goals of the subjects with less time. However, this decision making process involves uncertainties and anbiguities derived from the judgements and the experriences of the professors. In this work, aiming to make clear the relative importance of the topics of the subjects based on the information provided by the professors, we applied the Fuzzy Mathematics on the Analytical Hierarchy Process and solved the algebraic operations of fuzzy number with an approach based on Monte Carlo Method.
-