Mais informações

CORREIA, Ana Magda Alencar; CHENG, Liang-yee. Criadores de enigmas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 4., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEG, 2001. p. 16 - 25.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 19 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Na educação formal, os estudantes recebem e processam informações de modo diferentes, em função de fatores que propiciam motivação, preferências e valores emocionais, assumindo maior relevância no processo, vez que envolve também interação entre personalidades. Cabe ao educador estimular e orientar sua curiosidade para que seja possível assimilar e transformar informações em conhecimento, tomando em conta suas potencialidades no contexto geral, apoiando-se naquilo que os alunos sabem e sabem fazer e sugerir, o que poderiam fazer: "criar o enigma com o saber, criar o saber com o enigma". A busca do entendimento de como se processa a aprendizagem nos levou a delinear o perfil do estudante que escolhe a profissão de engenheiro (CORREIA 2000) e a pesquisar o processo de aprendizagem de professores, objeto formal deste trabalho.

Abstract

In the formal education, the students receive and process the information in different ways, depending on the factors that propitiate motivation, preferences and other emotional issues, that are important in the learning process. It is a function of the educator to stimulate and to guide the curiosity of the students in order to make possible the assimilation and the transformation of the information in knowledge, considering theirs potentialities, backgrounds, ability and suggestions: "to create the enigma with the knowledge, to create the knowledge with the enigma". Aiming to understand the peculiarities of the learning process of the students, we try to delineate their background and, as objective of the present work, investigate the similarity and difference between the learning process of the professors and the students.
-