Mais informações

Cerqueira, Elaine Cristina de Barros Monteiro; CORREIA, Ana Magda Alencar. Geometria e álgebra polinomial : o jogo dos cartões coloridos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 4., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEG, 2001. p. 327 - 336.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

As dificuldades apontadas em relação à compreensão dos conceitos matemáticos em geral, e dos polinômios, em particular, vêm sendo objeto de estudos que, buscando entender o modo como se processa a aprendizagem, em todos os níveis de idade e escolarização, têm indicado a utilização de recursos lúdicos, a construção de modelos de concretos, a vivência de experiências de reprodução e construção através de exploração de situações-problemas como imprenscindíveis para as estratégias de ensino. Este trabalho é direcionado para a articulação entre a Álgebra e a Geometria e, ainda mais especificamente, para o estudo da Álgebra dos Polinômios no ensino fundamenal. Buscamos compreender o processo de construção histórica da Álgebra e suas relações com a Geometria, tendo em vista a sua aproximação cognitiva com o tipo de processamento do cérebro humano.

Abstract

The difficulties pointed out in a relation to the Mathematical concepts understanding, and of the polynomials, in particular, have been object of countless studies that, looking for to understand the way as the learning is processed, in all levels of age and scholarship, and have aiming the use of "ludus" resources, the construction of concrete models, the reproduction and construction experiences through exploration os situation-problems as indispensable for the teaching strategies. This paper is addressed for the articulation between the Algebra and the Geometry and, more specifically, for the study of the Algebra of the Polynomials in the elementary school teaching. We looked for to understand the process of historical construction of the algebra and its interrelations with the Geometry, concerning its cognitive approach with the type of the human brain processing.
-