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CORREIA, Ana Magda Alencar; CHENG, Liang-yee. Um nó na rede: desenho para engenheirar. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 19 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
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Resumo

O presente trabalho pretende contribuir com as discussões que vêm sendo realizadas sobre os conhecimentos necessários à formação do engenheiro, considerando a necessidade de elaboração de um modelo matemático que auxilie o docente na estruturação do programa das disciplinas voltadas para a Representação Gráfica. Nesta direção, entende que o problema é caracterizado por um processo de tomada de decisão que envolve múltiplos critérios, e o AHP é utilizado para identificar os conteúdos priorizados e os conceitos da TSN para tratar informações vagas ou imprecisas. O problema teve como premissa a formação integral do engenheiro e estruturado considerando que a subjetividade está sempre presente no processo de tomada de decisão. Os resultados da análise mostram a antiga dicotomia entre quantidade e qualidade. Apontam ainda que apesar das constantes melhorias metodológicas, a definição dos conteúdos deve considerar a interação entre diversas disciplinas. Além disto, devido às variáveis envolvidas no problema e a limitação temporal, mostram a necessidade de contínuas pesquisas na busca de inovações para melhorar a eficiência e eficácia do processo. Deste modo, nosso estudo busca analisar o problema da programação de disciplinas matematicamente. Entretanto, infere que exatamente estas características devem ser traduzidas como uma iniciativa. É, deste modo, uma simplificação e método linear de análise, onde nenhum efeito de sinergia foi considerado. No entanto, entendemos que seu estudo nos levou a produzir resultados significativos, auxiliando a compreensão do problema e possibilitando o direcionamento de propostas de acordo com situações específicas, através de uma visão global do objetivo. Concluímos, finalmente, que a melhoria da qualidade do engenheiro a ser formado demanda transformações outras que não se limitam apenas e diretamente ao ensino da engenharia.

Abstract

The subject of this paper is contribute to the understanding the net of knowledge needed for the engineer's formation. For the discussion on the conceptual model, it considers the need of a mathematical model that aids the elaboration of the program of subjects related on Graphic Representation. In the scope of the present work, that involves multi-criteria decision making, the AHP is used to identify the topic's priorities and the Fuzzy Systems Theory's concepts is applied to treat the imprecise data. The goal is defined as integral formation of engineers and the problem was structured considering the subjectivity that is always present in decision-making processes. The results of the analysis show the old controversy between quantity and quality. In this direction, it is pointed out that beside the constant improvement on teaching methodologies, the definition of the subject's program must take into account the interaction amounts the knowledge of different subjects, aiming to integrate their theoretical concepts and practices. In addition to this, due to the countless variables involved in the problem and severe limitation of time available for the didactic activities, the results show, in an indubitable way, the urgent need for continuous search of innovations to improve the efficiency and effectiveness of the process. Finally, the study is presented as an attempt to analyze the problem of the teaching and programming of the subjects mathematically. As a result of the reflection carried out herein, it contributed to our understanding on the problem without, however, considering the task as concluded, due to the complexity involved in the matter. It is verified that the improvement of the quality of engineers to be formed demands such severe transformations that, even under the context of education, are not limited to the teaching of engineering.
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