Mais informações

Fujimoto, Aparecido; PAULON, Vladimir Antonio. Educação permanente nas empresas de construção civil: pesquisa de gestão de qualidade profissional. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 9 (Com arquivo PDF disponíveis: 2)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A educação como arte suprema no processo cognitivo consolida a prática da convivência através de metodologias flexíveis e participativas na construção civil, elevando em alto nível as atividades comportamentais entre os funcionários, integrando-os na cultura e filosofia da empresa. Estas organizações empresariais, fruto dos anseios de uma ética profissional de caráter humanístico, facilitam a eficácia dos serviços, mão-de-obra e satisfação pessoal de todos os seus partícipes. Ao privilegiar a abordagem humanística, através da educação permanente, reconhece-se a preeminência do valor das pessoas envolvidas. Destarte, este trabalho tem por objeto precípuo destacar a importância da educação permanente para a eficácia dos treinamentos na dinâmica dos grupos das organizações empresariais coletando, analisando e confrontando dados qualitativos e quantitativos sobre a forma com que as empresas orientam seus funcionários no comportamento e desempenho de suas atividades, reconhecendo primordialmente o seu potencial intrínseco. Assim a pesquisa deste trabalho acadêmico constatou que as empresas da construção civil em Campinas e região, nacionais e internacionais, ao aplicarem programas de treinamentos para qualificação profissional, apresentaram melhor desempenho nos trabalhos e serviços na administração, ao corpo de funcionários e clientes.

Abstract

Education, considered as a supreme art in cognitive process, consolidates the practice of coexistence through flexible and participative methodologies in civil construction and buildings, uprising to high level the behavioral activities among employees and integrating them into the company’s culture and philosophy. These companies are the result of the society’s aspiration to make easyer the effectiveness of services, improving manpower productivity and promoting satisfaction of all members. If we consider a humanistic approach, through permanent education, we recognize the importance given to the people involved. For this reason, the main object of this article is to portray the importance of permanent education for training effectiveness in group dynamics inside business organizations. This will highlight the action of collecting, analyzing and confronting qualitative and quantitative data with which the companies guide their employees regarding their behavior and performance in their activities, mainly recognizing the value of people. So, this paper concluded that companies from Campinas Metropolitan Area, Brazil or abroad, which have installed the trainee programs to professional qualification, recognize a better services performance to administrative staffs as workers and clients satisfaction.
-