Mais informações

SOUZA, A. L. R. et al. Relações fornecedores x empresas : obrigações e deveres. In: NUTAU: ARQUITETURA E URBANISMO: TECNOLOGIAS PARA O SÉCULO XXI, 2., 1998, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1998.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 20
Índice h: 3  
Co-autores: 29

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 434 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O trabalho analisa, a partir da cadeia de valores de um promotor-construtor, as atividades de valor das quais os fornecedores de materiais, componentes e equipamentos podem vir a participar, de maneira a proporcionarem à empresa incorporadora-construtora uma vantagem competitiva. Inicialmente, apresentam-se os conceitos de cadeia de valores, sistemas de valores, atividades de valor e elos. É discutido um conjunto de ações, as quais os fornecedores devem colocar em prática, para que o conjunto de atividades propostas venha realmente a agregar valor à empresa; ao mesmo tempo, é descrito de que forma a empresa incorporadora-construtora deve interagir com seus fornecedores para tornar-se mais competitiva. Apresenta-se um exemplo fictício, no qual procura-se ilustrar como as etapas necessárias para execução de alvenarias de blocos cerâmicos podem ter sua eficiência melhorada ao se estabelecer relações de parceria entre a empresa e seus fornecedores. Conclui-se que uma das formas possíveis para se aumentar a integração entre a empresa e o fornecedor é através da concatenação entre as atividades de valor da cadeia do fornecedor com as atividades da cadeia da incorporadora construtora; tal integração pode, dessa forma, constituir-se em uma vantagem competitiva para ambos.

Abstract

This paper analyzes in which value activities suppliers can take part, in order to create a competitive advantage to building construction companies. These relations between companies and their materials, components and equipments suppliers are based on the value chain of building construction companies. Firstly the concepts of value chains, value systems, value activities and "links" are presented. A group of actions which can lead suppliers to incorporate value to the activities of a building company is proposed and the ways of interaction that a company must perform with its suppliers to be more competitive are described. As an imaginary example, flowcharts are illustrated to show that the efficiency in the stages of ceramic brick walls production process can be improved if partnerships are established between the building company and its suppliers. The paper concludes that one possible way to increase building company and supplier integration goes through the concatenation between value activities of the supplier's chain and value activities of the company's chain, thus giving competitive advantage to both.
-