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LEITÃO, E. S. et al. Escola padrão de alvenaria (EPA) e projeto nova escola (PNE): avaliação pós-ocupação. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., 1998, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANTAC, 1998. p. 647-655.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 14
Índice h: 3  
Co-autores: 14

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar os principais resultados relativos a comparação do desempenho de dois tipos de projetos arquitetônicos de escolas desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura - RS, nomeadamente, EPA e PNE. Este estudo foi realizado através da avaliação pós-ocupação destas escolas, utilizando como critérios principais, o grau de satisfação e o comportamento do usuário. A coleta de dados foi desenvolvida mediante levantamentos de arquivo e de campo. Para o levantamento de campo, foram utilizados múltiplos métodos, com o objetivo de levantar dados que permitissem a realização de avaliações físicas, através dos dados quantitativos obtidos nas medições e levantamentos físicos, e a realização de avaliações comportamentais, através de entrevistas, questionários e observações de comportamento dos alunos, professores e funcionários. De maneira geral, nota-se que os principais problemas identificados na EPA, estão também presentes na PNE; p.ex. os espaços abertos mostram-se áreas a serem melhor estudadas durante a fase de planejamento das escolas, pois são espaços de grande utilização por parte dos usuários; ainda, a segurança é outro ponto que deve ser assegurado ao máximo através das características físicas do próprio projeto arquitetônico; finalmente, algumas soluções de projeto poderiam ser revistas em ambas as escolas, com a finalidade de facilitar a manutenção.
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