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RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Complexo RB1 : território de conflitos de percepções e expectativas. In: NUTAU: TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO, 3., 1997, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 1997. p. 119-134.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 15 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 16
Índice h: 3  
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Resumo

Trata-se de um estudo de caso elaborado a partir do DIAGNÓSTICO DO CENTRO EMPRESARIAL INTERNACIONAL RIO (RB1), projeto de Avaliação Pós-Ocupação APO - desenvolvido em conjunto pelo Mestrado em Arquitetura e COPPE-UFRJ (Projeto Cooperação COPPE-UFRJ/RB1). Foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários de análise pós-ocupação indicativa, entrevistas, reuniões técnicas, seminários e consulta nas atas e documentos disponíveis no Condomínio. A partir da análise dos dados assim obtidos foram identificados os conflitos de percepções e expectativas, resultantes das diferenças entre os valores afetivos e as atitudes do projetista, do incorporador, dos proprietários e dos usuários do Complexo RB1. Tais atitudes e valores formam uma representação do que se deseja como resultado. Nesse contexto, foram considerados como usuários não só os proprietários e locatários, mas também a administração, os funcionários e os freqüentadores do edifício. A seguir, foram identificadas características e elementos ambientais, bem como símbolos de consistência e duração das formas de percepção e de conduta dos usuários. Com o objetivo de compreender a importância absoluta e relativa dos fenômenos e valores perceptivos identificados, bem como estabelecer sua representação, foi analisada a intensidade das imagens, valores e expectativas dos usuários no processo de percepção.

Abstract

This case study is based upon the APPRAISAL OF RIO INTERNATIONAL TRADE CENTER (RB1), a post-occupancy evaluation research report that has been jointly developed by the Master Program in Architecture and COPPE, both at the Federal University of Rio de Janeiro. Research tools have included indicative POE questionnaires, interviews, technical meetings, seminars and the analysis of existing documentation and minutes of the cooperative meetings. The data indicated a series of conflicts between perceptions and expectations that resulted from differences in affective values and attitudes between designer, owners and users -managers, managing staff, and the users of the building. As attitudes and values contribute to a representation of what is expected we have identified different environmental elements and attributes, as well as indicatives of the consistency and duration of the different perceptions, conducts and behavior. Intensity of images, values and expectations have been analyzed as to understand the absolute and relative importance of the perceptual phenomena, as well as to establish their representation.
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