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BITTENCOURT, Leonardo; FONTAN, Joyce. Análise do efeito luminoso produzido pelo uso de pérgulas em ambientes escolares. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 190-199.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 29 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 40
Índice h: 5  
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Resumo

Essa pesquisa investiga o desempenho da iluminação natural através do uso de pérgulas em edifícios escolares. Esse dispositivo pode beneficiar o desempenho energético das edificações, reduzindo os ganhos térmicos do ambiente, proporcionando proteção solar e o sombreamento. A análise do desempenho luminoso das pérgulas foi realizada através de simulações computacionais, utilizando-se para tal, o programa Lumen Micro v. 2000. O objetivo deste trabalho consistiu na avaliação do efeito luminoso produzido pelo uso de pérgulas em ambientes escolares, verificando-se quais os coeficientes de luz diurna (C.L.D.) obtidos no interior de salas de aula dotadas desse dispositivo. Em comparação com salas de aula típica os resultados indicam que a utilização de pérgulas apresenta um potencial interessante para incrementar a qualidade da iluminação no interior de ambientes escolares, tendo sido obtidos valores de C.L.D. adequados às necessidades dos usuários desses ambientes, proporcionando uma distribuição mais uniforme da luz natural.

Abstract

This paper examines the daylight performance of pergolas in schools buildings. This component may help the buildings energetic performance, reducing the thermal gain of the ambient, while provides shady environment. Computational simulations has been carried out using the Lumen Micro v. 2000 software. The objective of this work consisted of the evaluation of the luminous effect produced by the use of pergolas in schools environment, assessing daylight factors (D.F.) achieved in the classrooms. Results show that the use of pergolas in schools buildings may be interesting to produce better daylight distribution in the classrooms, achieving values of daylight factor adequate to this ambient, providing a distribution more uniform of the daylight.
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