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LIMA, Lívia; Cândido, Christhina Maria; BITTENCOURT, Leonardo. Avaliação do uso de pérgulas para aumentar a ventilação natural em espaços de sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 1054-1062.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 29 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 40
Índice h: 5  
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Resumo

Em regiões de clima quente e úmido, a ventilação natural através de componentes porosos tem se constituído em uma das estratégias mais eficientes para obtenção do conforto térmico. Esse trabalho examina a influência da utilização de pérgulas no comportamento da ventilação natural em espaços de sala de aula. O estudo da ventilação natural foi baseado nas simulações do software PHOENICS 3.4. Os resultados são apresentados graficamente por vetores e campos de velocidade do ar. Primeiramente, foi examinado o desempenho da ventilação em salas de aula típicas, com 36 m² e 3 m de pé-direito. Em seguida, foram investigados protótipos com configuração semelhante, onde foram inseridos pergulados, inclinados a 90° e 45°, localizados a sotavento das salas. O desempenho destas pérgulas foi examinado, tanto isoladamente, quanto em conjunto com a inserção de um anteparo vertical, localizado a barlavento das pérgulas. Todos os modelos foram analisados com ângulo de incidência dos ventos de 90°, considerando-se a velocidade externa do vento de 1 m/s. Com a implementação das pérgulas observamos o incremento da ventilação natural em relação à configuração sem as pérgulas, contribuindo para o conforto térmico através de vias passivas e aumentado à produtividade dos alunos e a eficiência energética da edificação.

Abstract

In warm humid climates ventilation through porous components has been used as one of the most efficient strategies to achieve thermal comfort. This paper examines the influence of using pergolas in natural ventilation performance in classrooms. The investigation was carried out using PHOENICS 3.4 software. Results are graphically presented as vector and air velocity fields. First, ventilation performance was examined in a typical classroom, having 36 m² and 3 m height. Then, in a similar configuration it was examined the effect produced by the insertion of pergolas, placed at leeward side of the classroom and tilted 90° e 45°. The influence of pergolas was considered alone and combined with a vertical wall placed at windward of the pergolas. The wind was considered as blowing perpendicular to the pergolas with a velocity of 1 m/s. It was observed that the introduction of the pergolas produced an increment in the mean air velocity inside classrooms, contributing to improve thermal comfort through passive means, students productivity as well as the building energy efficiency.
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