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BITTENCOURT, Leonardo et al. Estudo do desempenho do peitoril ventilado para aumentar a ventilação natural em escolas de Maceió/AL. Revista Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 59-6, trimestral. 2007. Edição Especial Conforto e Energia no Ambiente Construído.
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Resumo

A crise de energia deflagrada em 2001 no Brasil revelou um elevado nível de desperdício energético no país. A necessidade de ampliar-se a eficiência energética intensificou a discussão sobre o desperdício energético das edificações. Assim, a demanda para a concepção de edifícios com maior eficiência energética foi incrementada. Estas construções deveriam primar pela utilização de meios passivos de refrigeração e iluminação que apresentem menor dependência dos meios mecânicos, como aparelhos de ar condicionado e sistemas de iluminação artificial. Para o bom aproveitamento das condições regionais, adequando a edificação ao clima, o desempenho de diversos componentes dos edifícios, entre eles os peitoris ventilados, necessita de maior investigação. Este trabalho investiga a adoção do peitoril ventilado como forma de melhorar a distribuição do fluxo de ar em ambientes escolares. Verifica os desempenhos quantitativo e qualitativo desse componente em relação à ventilação natural. Os resultados demonstraram que o peitoril ventilado apresentou-se capaz de aumentar o fluxo de ar no interior das salas estudadas, particularmente no plano de trabalho dos estudantes

Abstract

The 2001 energy crisis in Brazil has pointed out the high energy waste that exists in this country. The need for increasing energy efficiency has intensified the discussion on the energy waste in buildings. As a consequence, the demand for highly energy efficient buildings has increased. These buildings should rely on the use of passive means for cooling and day-lighting, which decrease the demand for air-conditioning and artificial lighting systems. In order to take advantage of regional conditions, adapting buildings to the climate, the performance of some building components, such as the ventilated window-sill, needs further investigation. This paper examines the use of ventilated sills as a means for improving natural ventilation in classrooms. The quantitative and qualitative performance of this component in relation to natural ventilation has been assessed. The results indicate that the ventilated sill is able to increase the airflow inside the classrooms, especially at the work level of the students
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