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Didoné, Evelise; BITTENCOURT, Leonardo. Iluminação natural produzida pelo uso de Sheds em ambientes escolares. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007.
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Resumo

Em Maceió, as edificações escolares não vêm explorando de modo satisfatório o potencial da luz natural, induzindo ao uso da iluminação artificial. Isso acontece porque as salas possuem apenas uma abertura voltada para o exterior, geralmente desprovida de dispositivos de proteção solar, permitido a incidência direta da radiação solar e diferenças significativas entre os níveis de iluminação, provocando situação de desconforto visual. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o desempenho luminoso de salas de aula dotadas com shed. A metodologia foi baseada nas comparações dos resultados obtidos através das simulações computacionais de modelos com diferentes configurações de sheds. O modelo computacional consistiu em sala de aula medindo 6,0m de largura x 8,0m de comprimento, com uma abertura lateral para o exterior e refletâncias internas fixadas em 0,8 (paredes e teto) e 0,5 (piso), representado o modelo típico das salas encontradas em Maceió. Foram analisadas salas dotadas com dois tipos de sheds medindo 6,0m e 2,0m e com a refletância de sua superfície de 0,8 e 0,5. Os resultados mostraram que o dispositivo zenital pode aumentar a uniformidade luminosa no interior do ambiente, oferecendo um maior conforto visual aos discentes.

Abstract

In Maceió, schools buildings have not been explored daylighting possibilities in a satisfactory way, inducing the use of artificial lighting as a complement. This happens because the rooms configuration presents only one lateral window, generally without solar protection devices. This paper examines the daylight performance of classrooms with sheds. The methodology was based on comparisons of results obtained through computational simulations of models with two different sheds configurations. The computational models used, consisted of classroom measuring 6,0m (width) x 8,0m (depth), with lateral window and internal reflectances settled in 0,8 (walls and ceiling) and 0,5 (floor), represented the typical model of the classrooms found in Maceió. Rooms with two kinds of sheds measuring 6,0m and 2,0m had been analyzed and the reflectance of its surface of 0,8 and 0,5. Results had shown that the sheds make possible a bigger luminous uniformity in the interior of the environment, offering a bigger visual comfort to the learning.
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