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BITTENCOURT, Leonardo et al. Iluminação natural em ambientes escolares: efeito da variação da altura de dutos de luz nos níveis de iluminação de salas de aula. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo, SP.
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Resumo

A configuração típica de edificações escolares de Maceió-AL, caracterizadas por salas dispostas ao longo de um corredor central e iluminadas unilateralmente, costuma apresentar problemas de desconforto térmico e de níveis de iluminância insuficientes, além de reduzida uniformidade luminosa, prejudicando o desempenho das atividades escolares. Visando um melhor aproveitamento da iluminação natural, investigou-se o potencial luminoso decorrente da adaptação dos dutos verticais de captadores de vento, a serem implantados nessas escolas, para fins de iluminação natural. O presente trabalho dá continuidade à investigação dos efeitos produzidos na iluminação interior decorrentes da variação de outros parâmetros, tais como reflectâncias internas das salas e dimensões das aberturas dos dutos. Os resultados aqui apresentados correspondem ao efeito produzido pela variação na altura dos dutos (4,75m e 6,20m). Observou-se que com os dutos de 4,75m os valores da iluminância média obtida nos fundos das salas correspondiam ao dobro daqueles verificados para os dutos com 6,20m de altura. Em ambos os casos, a utilização desse dispositivo acarretou num significativo aumento da iluminância média nos fundos das salas de aula em comparação com a configuração típica das escolas existentes, proporcionando uma melhor uniformidade luminosa no interior desses ambientes e favorecendo um melhor desempenho visual dos alunos.

Abstract

Não Disponivel
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