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SPERB, M. R.; SATTLER, M. A. Avaliação de tipologias habitacionais a partir da caracterização de impactos ambientais relacionados a materiais de construção civil. In:ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., 2000, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 2000. p. 67 - 74.
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Citações: 1
Índice h: 1  
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Resumo

O principal objetivo deste artigo é avaliar as cinco tipologias habitacionais da Vila Tecnológica de Porto Alegre, em termos dos impactos ambientais relacionados ao ciclo de vida dos materiais de construção. Analisa-se o grau de exploração de recursos naturais, os gastos energéticos durante a manufatura e transporte dos materiais de construção desde seu produtor até o local da obra, e o potencial destes materiais para uma futura reciclagem. Somente foram avaliados os materiais utilizados nas paredes e coberturas, e as distâncias de transporte foram obtidas através da localização dos seus prováveis produtores. Os principais resultados demonstraram que alguns materiais selecionados necessitam matérias-primas escassas. Os gastos energéticos na manufatura e no transporte dos materiais apresentaram valores diferentes entre as tipologias habitacionais e entre si. Em todos casos, os gastos energéticos durante o transporte foram menores do que durante a manufatura. Todos os materiais selecionados permitem uma posterior reciclagem, com algumas exceções.

Abstract

The main goal of this paper is to evaluate the five dwelling types of the Vila Tecnológica of Porto Alegre, fit to the environmental impacts related to the building materials life cycle. The natural resources exploitation, the energy consumption during the manufacture and transportation of the building materials from their producers to the construction site, and the materials potential to be recycled later were analyzed. Just the materials of the walls and the roofs were evaluated, and the transport distances were obtained through the localization of their probable producers. The main results demonstrated that some of the selected materials need scarce raw materials. The energy consumption during the manufacture and the transportation of the materials presented different values among the dwelling types and among themselves. In all cases, the energy consumption during the materials transportation was smaller than during their manufacture. All the selected materials can be recycled later, with some exceptions.
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