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BITTENCOURT, Leonardo Salazar; Batista, Juliana Oliveira. O efeito de dutos de luz verticais na iluminação natural de ambientes escolares. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA SOBRE CONFORTO E DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFICAÇÕES, 3., 2003, Curitiba. Anais... Curitiba: ANTAC, 2003. p. 559-566.
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Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da investigação sobre a influência de clarabóias, constituídas por dutos de luz verticais, no desempenho luminoso de ambientes escolares localizados em Maceió-AL. Para tal utilizou-se um modelo computacional simulado sob diversas combinações dos seguintes parâmetros: condição de céu; período do ano; reflectância internas das salas; dimensões das aberturas dos dutos de luz e orientação das salas. Foram avaliados os níveis de iluminância, bem como os índices de uniformidade luminosa, e comparados com valores recomendados pela ABNT (1991) para ambientes escolares. Foram considerados os desempenhos de salas orientadas ao norte e ao sul, antes e após a inserção das clarabóias. Observou-se que a introdução das mesmas incrementou os níveis de iluminância das salas e também elevou o grau de uniformidade luminosa, reduzindo as deficiências da iluminação unilateral graças à parcela de luz adicionada no fundo das salas. Os resultados demonstraram que o dispositivo examinado é capaz de promover melhoria na uniformidade luminosa do ambiente e nos níveis de iluminância necessários ao desempenho de atividades escolares; evitandose a utilização de sistemas de iluminação artificial nos turnos diurnos e, conseqüentemente, o desperdício de energia elétrica.

Abstract

The paper presents the results of an investigation regarding the influence on daylighting perfomance of a vertical shaft placed in the the corridor of typical school buildings located in Maceió-AL, Brazil. Computer simulations were carried out to assess the combined effects produced by the following parameters: sky condition; period of the year; internal walls reflectance; shaft openings size and rooms orientation. Achieved illuminance values and uniformity ratios were compared to those recomended by Brazilian Standards for school buildings (ABNT, 1991). Performance of rooms oriented North and South were analysed before and after the introduction of the considered device. Results show that the shaft introduction produced better daylighting uniformity ratio, and a significant increment in the illuminance levels at rooms’ deeper areas. The investigation has led to the conlusion that, considering typical school buidings configuration, the shafts may promote adequated daylighting patterns to school activities; avoiding artificial lighting and, thus, energy waste.
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