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BITTENCOURT, Leonardo Salazar; Cândido, Christhina; Batista, Juliana Oliveira. A utilização de captadores de vento para aumentar a ventilação natural em espaços de sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA SOBRE CONFORTO E DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFICAÇÕES, 3., 2003, Curitiba. Anais... Curitiba: ANTAC, 2003. p. 177-184.
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Resumo

Em climas quentes e úmidos, a ventilação natural e a proteção solar se constituem nas estratégias bioclimáticas mais eficientes para se obter conforto térmico por vias passivas. No entanto, muitas edificações, notadamente edificações escolares, vêm adotando uma tipologia de planta caracterizada por um corredor central e salas em ambos os lados. Se por um lado, essa configuração proporciona algumas vantagens como melhor rendimento do terreno disponível e redução no custo da construção, por outro, tem produzido ambientes termicamente desconfortáveis, com conseqüências negativas no rendimento do corpo discente dessas escolas. Esse trabalho, investiga o potencial de uso de um dispositivo que funciona, ora como captador dos ventos incidentes, ora como extrator do ar dos ambientes internos. Foi utilizado um programa computacional de dinâmica dos fluídos (CFD) para simular o desempenho dos dispositivos em tela, na ventilação de uma sala de aula típica, considerando a incidência dos ventos dominantes na região de Maceió, AL. Foram comparados os desempenhos do edifício sem os captadores de vento, e com a introdução desses componentes. Os resultados demonstraram que a introdução dos captadores apresentou uma melhora significativa, tanto na uniformização do fluxo de ar nos espaços internos, como na intensidade do mesmo.

Abstract

In warm humid climates, solar shading and natural ventilation seem to be the most efficient bioclimatic strategies regarding thermal comfort by passive means. Nevertheless, many buildings, particularly school buildings, have adopted a plan typology characterised by a central corridor with rooms in both sides of it. This configuration may produce advantages such as better use of the plot available and reduction in construction cost, but has generated very uncomfortable conditions inside classrooms, with negative effects regarding students’ productivity. This paper investigates the potential of using windcathers to improve ventilation inside classrooms of these buildings. Simulations using CFD software has been used to analyse the windcathers performance considering school typology above mentioned and local prevailing winds. Patterns of natural ventilation were compared in a traditional buildings configuration and the same building with the introduction of windcathers. Results have shown the use of these devices presented a significant improvement in air distribution as well as in the intensity of the airflow.
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