Mais informações

Menegotto, José Luis; ROSSI, Angela Maria Gabriella. Ler: imaginar, desenhar. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 14 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Apresenta-se um exercício de desenho partindo da leitura e da escrita. Pretende-se que os alunos desenhem um objeto tendo como informação um relato textual e, inversamente, que desenvolvam a descrição textual de um objeto imaginado. O ponto chave que se quer exercitar é a imaginação. Busca-se quebrar o bloqueio mental dos alunos quando se vêem diante da necessidade de desenhar. Partimos do pressuposto segundo o qual a visão os tornaria mais propensos a anular a fase da imaginação, aceitando as imagens per se, sem colocar em jogo a necessária dose de esforço intelectual para a sua compreensão. Propomos que o aluno veja com a sua mente ao invés de fazê-lo com os seus olhos e, obrigá-lo pela leitura, a imaginar, isto é, a montar em sua consciência as partes necessárias para representar.

Abstract

This paper presents a drawing exercise in two stages, the first originating from a reading and the second, producing a written description. Inicially, the students draw an object based on the information in a technical text and later, they develop a text about an imagined object, in order to exercise the imagination: that point which joins our senses to our drawings. We try to break the mental block students have when faced with the need to draw. We start from the idea that the viewing of an object makes the students more inclined to negate the imagination phase, accepting the images per se, without employing the necessary amount of intellectual effort to comprehend them. Here, it is proposed that they see with their minds instead of with their eyes, obliging them, by reading, to imagine, that is, to assemble in their consciousness the parts necessary for drawing.
-